Santa Teresa

Devotas relatam milagres atribuídos a Santa Teresa D´Ávila, padroeira de Imperatriz

Santa Teresa é uma espanhola, que chegou com o fundador de Imperatriz, frei Manoel Procópio.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
As irmãs Maria Regina Paixão Machado e Domingas Machado Batista disseram ter recebido milagres de Santa Teresa.
As irmãs Maria Regina Paixão Machado e Domingas Machado Batista disseram ter recebido milagres de Santa Teresa. (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Na procissão terrestre e na missa de encerramento do festejo de Santa Teresa dezenas de devotos pagam promessas por bênçãos em milagres atribuídos a Deus, por intermédio de santa espanhola. São pessoas de todas as idades, mas a maioria mães agradece por milagres ligados a saúde dos filhos.

Há, também, quem faça seus agradecimentos diários por bênçãos que, se não chegam ao status de milagre, mas são importantes como a harmonia familiar ou pela forte ligação com a santa, como é o caso da empresária Maria das Graças Cortez Moreira.

Integrante da tradicional família Moreira, dona Graça Moreira estudou no Colégio Santa Teresinha, criado e mantido por freiras e sua família ajudou a construir e tem as iniciais do nome numa das colunas da igreja.

“Eu já nasci amando Santa Teresa, minha família já era devota de Santa Teresa, que é aquela que nos leva a Jesus. É o que sempre digo: essa imagem não faz milagres. E digo “com certeza” porque os milagres são feitos por Jesus, mas é a fé dela que fortalece a nossa fé e já tive muitas graças alcançadas em muitos momentos de minha vida”, revelou acrescentando ela que se fortaleço com Santa Teresa.

Também devota de Santa Teresa desde muito cedo, a professora aposentada Domingas Machado Batista vem de uma família de oito irmãs, todas professoras, e a maior graça alcançada, por intermédio de Teresa de Jesus, como, também, era conhecida a padroeira, é a unidade de sua família.

“Uma das maiores alegrias, um testemunho, é a nossa família ser sempre unida, haja o que houver. Se há problema com um, todos se juntam em torno daquele, levanta aquele e tira do buraco, com a ajuda da doutrina de Teresa. A doutrina dela nos leva a Cristo e nós levamos Cristo ao mundo”, relatou a devota.

Dona Domingas fez questão de dizer que nasceu com os sobrenomes Paixão Machado, uma família tradicional católica e que sua mãe é bisneta de uma das índias que Frei Manoel Procópio, fundador de Imperatriz, encontrou ao chegar na época da fundação da cidade.

Também da família, a professora Maria Regina Paixão Machado disse que recebeu um milagre por meio de Santa Teresa, o qual não se esquece nunca.

“Como graça alcançada por intermédio de Santa Teresa eu posso dizer que a saúde da minha filha, a perfeição da minha filha hoje atribuo a interseção dela”, anunciou.

Maria Regina explicou que, sem saber que estava grávida, tomou remédios e tomou anestesia em procedimento médico, e ouviu de sua ginecologista que sua filha poderia nascer com problemas de saúde e então recorreu a santa.

“(...)Pedi à Santa Teresa que me concedesse a graça da perfeição de minha filha e graças a Deus ela nasceu sem nenhum problema de saúde”, detalhou. Salomé Patrícia, atualmente tem 18 anos.

Como pagamento da promessa, Maria Regina fez a doação de toalhas para a Igreja de Santa Teresa, mas desde então passou a se dedicar mais a festa de Santa Teresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.