Qualificação

Projeto Ver-Sus inicia vivência com estudantes de todo o país, em Imperatriz

A vivência começou hoje (6) e vai até o dia 17 de janeiro, no campus do Bom Jesus.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36

IMPERATRIZ – Quarenta estudantes de várias instituições de ensino superior do país, em especial da área de saúde, participam no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no povoado Bom Jesus, de uma vivência do projeto Ver-Sus.

Durante doze dias, os acadêmicos vão fazer discutir sobre as políticas de saúde pública brasileira, a realidade local e tentar desmistificar e melhorar a relação pessoal entre profissionais da saúde.

“Será importante porque o estudante vai receber formação política em relação a saúde e quebrar preconceitos. Sabemos que cada um é criado de uma forma e isso vai ajudar a pessoa a aprender a respeitar o próximo”, disse o coordenador da comissão organizadora do Ver-Sus, em Imperatriz, Vitor Pachelle.

Nesse encontro, também chamado de imersão, os estudantes vão realizar um trabalho de campo, com visita a instituições como hospitais públicos e privados e, ainda, postos de saúde. Dentre os locais por serem visitados estão o Hospital Municipal, o Hospital Regional Materno Infantil, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).

Os estudantes serão orientados por oito profissionais de saúde, em sua maioria de Imperatriz, em razão do amplo conhecimento da realidade local.

O Ver-Sus é um projeto brasileiro de imersão do Ministério da Saúde e Rede Unida e outas entidades, que possibilita aos estudantes de Medicina e Enfermagem, por exemplo, passem um período de sete a quinze dias em debate sobre a saúde.

“Temos um acordo para fazer um relatório no final propondo a prefeitura que adote medidas ou sugestões de como melhorar o atendimento com simples atividades”, encerrou Vitor Pachelle.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.