Saúde

Imperatriz: primeira edição do VER-SUS reunirá 45 participantes

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde e movimentos sociais.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

IMPERATRIZ – Com o objetivo de vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Imperatriz e região, será realizado, entre os dias 1° e 10 de agosto, a primeira edição do projeto “Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde” (VER-SUS).

O projeto consiste em estágios de vivência no SUS, onde os participantes, que são estudantes, profissionais da área de saúde e militantes sociais, vivenciam uma imersão na realidade do SUS local durante 10 dias.

Para as 45 vagas oferecidas pelo VER-SUS de Imperatriz mais de 100 pessoas se inscreveram, inclusive de outros Estados. Durante todo o período da vivência, os participantes selecionados ficam, totalmente, disponíveis para atividades do projeto, que terá formato transdisciplinar.

Os viventes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Serão disponibilizados hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.

No decorrer do projeto, estão previstas várias atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

Além disso, os estágios e vivências serão também realizados em comunidades especificas: ribeirinhas, Movimento Sem Terra (MST), catadores de materiais recicláveis e terreiros de candomblé. Permitindo aos participantes experimentarem um novo ambiente de aprendizagem relacionado às lutas sociais de organizações, bem como, a formação de profissionais comprometidos, ético e politicamente, com as necessidades de saúde da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.