Combate a dengue

Exército e agentes de endemias realizam trabalho preventivo em Imperatriz

A ação, de cunho preventivo, passou pelos pontos críticos do município.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Durante três dias dessa semana a equipe da Vigilância em Saúde e militares do 50º Batalhão de Infantaria e Selva de Imperatriz (50 BIS) estiveram nas ruas da cidade em uma força tarefa de combate ao mosquito Aedes aegpyti.

A ação, de cunho preventivo, passou pelos pontos críticos do município eliminando os focos de criadouro do mosquito. As equipes passaram por imóveis dos bairros Vila Nova, Bacuri, União, São José do Egito e São Salvador levando orientações, aplicação de larvicida e retirando todo e qualquer material que estavam nos quintais servindo como foco de criadouro do mosquito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prevenção é considerada a melhor estratégia de combater o mosquito transmissor da dengue e do Zika vírus. “Esse trabalho de prevenção é para diminuir a incidência de casos de dengue e, também, a possibilidade de outras doenças mais graves”, disse o prefeito Sebastião Madeira.

Este ano, em Imperatriz, foram notificados 205 casos de dengue em Imperatriz. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlannya Aguiar, desde agosto até agora não foi registrado nenhum caso de dengue no município.

“Vocês (agentes de endemias) são os guerreiros que estão em campo todos os dias batendo de porta em porta para fazer esse controle diário dessa larva. Nós temos casos de outros Estados que já estão vivendo momento de epidemia, momento de surto, ao contrário da nossa realidade que estamos fazendo trabalho preventivo”, destacou.

“Gostaria de ressaltar também que por meio dessas parcerias ganha tanto nossos soldados que aprendem um pouco mais com sua equipe e ganha a população que diminui a probabilidade de adoecer”, completou o tenente Mauro, que representou o Exército.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.