Saúde

Noites mal dormidas causam riscos à saúde, alertam médicos

A falta de um sono reparador pode ter diferentes causas, como ronco, apneia e insônia.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

BRASIL – A falta de qualidade no sono pode acarretar em graves danos à saúde. Problemas como ronco e apneia normalmente levam a um quadro de sono não reparador com prejuízo significante na qualidade de vida. Estudos também demonstram que esses pacientes apresentam risco aumentado para doenças cardiovasculares, levando a sérias consequências ao organismo.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, a falta de um sono reparador pode ter diferentes causas, como ronco, apneia, insônia, distúrbios do movimento, entre outras. Em consequência de uma noite mal dormida, surgem indisposições, fadiga crônica, sonolência excessiva, prejudicando a pessoa.

“O ronco pode ser o principal sintoma de uma doença maior que é a apneia do sono. Assim, além de atrapalhar consideravelmente a qualidade de sono e incomodar parceiro (a), pode trazer sérias repercussões ao indivíduo, mas a boa notícia é que há várias formas de tratamento para esse distúrbio”, explica a médica otorrinolaringologista Fernanda Haddad.

Ainda segundo a especialista, é importante que a pessoa afetada pelo problema procure por um profissional especializado em medicina do sono, que identificará a causa e indicará o tratamento mais adequado.

De acordo com o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção à Riscos Ocupacionais (PPRA), os transtornos do sono estão relacionados ao aumento do absenteísmo, diminuição da produtividade, aumento das taxas de acidentes e incapacidade devido a doenças médicas como hipertensão, coronariopatia, acidentes vasculares cerebrais e descontrole metabólico.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estimam que grande parte dos acidentes de trânsito sejam causados por condições físicas do motorista, associadas a distúrbios do sono.

“Infelizmente, muita gente não dá a devida importância a problemas como o ronco, que pode levar a situações preocupantes. Mas hoje em dia, com uma adequada avaliação médica multidisciplinar, e com o auxilio de exames laboratoriais como a polissonografia, é possível individualizar e otimizar o manejo e tratamento desses pacientes”, finaliza o otorrinolaringologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.