IMPERATRIZ – Com o objetivo sistematizar e apresentar as experiências dos alunos sob as mais diversas temáticas, foi realizado, em Buriticupu e Lago da Pedra, o III Seminário Interdisciplinar, que, neste ano, teve como tema: “A construção do objeto de pesquisa: entre limites e possibilidades”.
O evento foi promovido pelo Programa de Formação de Professores para a Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar) da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, em parceria com as turmas dos cursos de Pedagogia das cidades de Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Lago da Pedra.
Dentre as diversas temáticas debatidas no evento, estiveram a realidade local, o relato de experiência de estágios e a prática profissional dos alunos, que são os professores da rede municipal de ensino.
A programação do evento contou com mesas-redondas, atividades culturais com artistas locais, apresentação de artigos científicos, exposição de artes e mostras de recursos didáticos produzidos pelos alunos das turmas.
Segundo a coordenadora do Profepbar, Kessia Mileny, essas ações mais um exercício de aprendizagem para os alunos do curso, que tem a oportunidade de estudar, analisar e socializar as pesquisas realizadas ao longo das disciplinas do curso.
“Aprender a pesquisar é uma competência que nossos alunos devem adquirir nesse processo de formação. Para tanto, a estrutura do curso tem favorecido, ao prever a construção e realização destas atividades”, afirmou.
O acadêmico do sétimo período de Pedagogia Antônio Miranda ressaltou que o seminário foi uma oportunidade de aperfeiçoamento. “Esse evento vem contribuir para que nós possamos, a cada dia, estar mais preparados para o trabalho em sala de aula, conhecendo, assim, a educação como realmente é”, disse.
Também estiveram presentes no evento alunos de outras instituições de ensino superior dos municípios, representantes da Secretaria de Educação de Buriticupu e Lago da Pedra, vereadores e representantes do sindicato de professores.
Saiba Mais
- Vereador de Buriticupu é preso em flagrante após agredir a namorada
- Três pessoas são presas suspeitas de furtarem e receptarem mercadorias em Buriticupu
- Bombeiros: Buriticupu é a cidade com situação mais delicada no Maranhão
- Ex-prefeito de Buriticupu deve devolver R$ 6,3 milhões ao município
- Saúde: Justiça determina oferta de serviço adequado para recém-nascidos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.