Mobilização

Mulheres se organizam para Marcha Mundial das Margaridas

O evento acontece em agosto e deve reunir milhares de militantes.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
A foto mostra a Marcha das Margaridas que aconteceu em 2011 e reuniu cerca 70 mil mulheres.
A foto mostra a Marcha das Margaridas que aconteceu em 2011 e reuniu cerca 70 mil mulheres. (Foto: Divulgação/ EBC)

IMPERATRIZ – Mulheres da Região Tocantina, que integram diferentes movimentos sociais, principalmente do campo, já estão se organizando para participarem da 5º Marcha Mundial das Margaridas, que acontece no dia 11 de agosto deste ano, em Brasília (DF).

A moradora do município de Cidelândia, Eunice Conceição Costa, que participa do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), afirma que a organização está a todo vapor.

“Nós estamos fazendo as reuniões e nos planejando. O objetivo é conseguir mais um ônibus para as mulheres do movimento que moram na zona rural da região de Imperatriz, mas já foram conseguidos outros”, afirma.

A trabalhadora conta que o movimento do qual participa engloba os Estados Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão, devendo levar, aproximadamente 4 mil mulheres para a Marcha.

“Participar de um evento como esse nos ajuda a conseguir conquistar os nossos direitos, além de a gente poder aprender mais e conhecer sobre a nossa realidade”, conclui Eunice.

Este ano, a Marcha traz o tema Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade, e, segundo a organização, espera reunir cerca de 100 mil mulheres nas ruas da capital federal.

Na sua última edição, em 2011, o evento reuniu 70 mil militantes.

Marcha das Margaridas

A Marcha Mundial das Margaridas surgiu em 2000, contando com a participação de milhares de mulheres de diferentes movimentos sociais de todo o país, principalmente aos referentes aos de trabalhadoras rurais.

O evento é coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), 27 federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetag), mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e várias organizações de mulheres parceiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.