Câmara de Vereadores

Vereadores aprovam contas do ex-prefeito Ildon Marques

A votação é em relação ao exercício de 2008; o TCE desaprovou a mesma apresentação.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

IMPERATRIZ – Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, por 17 votos a favor e quatro contra, as contas do ex-prefeito de Imperatriz Ildon Marques, relativas ao exercício financeiro do ano de 2008.

Em agosto deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) desaprovou a prestação de contas do ex-prefeito, em sintonia com o Ministério Público de Contas (MPC). Durante análise do processo, o TCE revelou seis itens de prática de ato com grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária e operacional.

As irregularidades apontadas pelo TCE são: organização e conteúdo; gestão orçamentária e financeira; gestão patrimonial; gestão de pessoal; sistema contábil e transparência da gestão fiscal.

Além de desaprovar as contas apresentadas pelo ex-prefeito, o TCE determinou uma multa de R$ 4 mil para Ildon Marques. O acordo poderia ser recorrido.

Em Tribuna, o relator da matéria, vereador José Carlos Soares Barros (PTB), justificou a aprovação das contas.

“Essa casa nunca rejeitou contas de prefeitos. O julgamento que as Câmaras fazem no Brasil inteiro é um julgamento político porque vereador não é técnico. Eu olhei as prestações de contas e em momento algum o Tribunal se refere que ele roubou ou que ele é desonesto, só aponta erros técnicos”, argumentou o vereador.

 Em Tribuna, o relator da matéria, vereador José Carlos Soares Barros (PTB), justificou a aprovação das contas (Foto: Divulgação/Assimp)
Em Tribuna, o relator da matéria, vereador José Carlos Soares Barros (PTB), justificou a aprovação das contas (Foto: Divulgação/Assimp)

Votação

Desaprovaram as contas, Marco Aurélio da Silva Azevedo (PC do B), Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PC do B), Aurélio Gomes da Silva (PT) e Rildo de Oliveira Amaral (SDD), os outros 17 votaram contra o parecer do TCE.

*com informações da assessoria

Saiba quem disputa as eleições em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.