Protesto

Bancários realizam protesto contra veto de lei e cumprimento da lei das filas

O protesto foi realizada em frente a uma agência bancária, no Centro de Imperatriz.

Jefferson Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

IMPERATRIZ – Durante a manhã de hoje (9), sindicalistas do Sindicato dos Bancários do Maranhão, protestaram contra o veto do Governado do Estado ao projeto de lei de segurança bancária, e o cumprimento da lei das filas dos bancos, na frente de uma agência bancária, no Centro de Imperatriz.

De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Bancários do Maranhão Cássio Valdenor Paz Moreira, o protesto é em conjunto com a Capital São Luís e tem por objetivo principal garantir o direito à segurança e a melhoria no atendimento.

“Hoje os bancos estão entupidos de clientes por falta de funcionários e por falta de agências. A Lei diz que o cliente pode ficar no máximo 30 min numa fila, e em dias de pico (véspera e pós-feriados e pagamentos de aposentados), até 40 min, e isso nenhum banco está cumprindo”, conta.

 O protesto foi em frente a uma agência bancária, no Centro de Imperatriz. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)
O protesto foi em frente a uma agência bancária, no Centro de Imperatriz. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

Em meio a uma enorme fila em formato desconhecido, a aposentada, Francisca Laurinda da Silva, relata a falta de estrutura nas agências, que dificulta na hora de realizar operações bancárias

“Já passei mais de uma hora na fila do banco. Quando a gente chega lá dentro, ainda demora mais do que aqui fora. E ainda não tem nenhuma cadeira para quem fica nas filas. Nós, idosos, principalmente, sofremos muito com isso”, reclama.

Leis

O projeto de Lei nº 29/2011 propõe que nos estabelecimentos bancários, assim como em seus pontos de atendimentos no interior do Estado, venham estabelecer normas de segurança como:

- Instalação obrigatória de portas eletrônicas detectoras de metais;

- Equipamento de filmagem dentro e fora das agências e PA’s;

- Proibição do uso de telefone móvel;

- Uso de vidro opaco em divisórias nos caixas eletrônicos.

Já a Lei Estadual 7806/2002 diz que o atendimento para quem se encontra nas filas de bancos é em 30 minutos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.