Campanha

Sindicato desenvolve campanha por segurança bancária

Só na Região Tocantina aconteceram treze ocorrências de ‘sapatinho’.

Jefferson Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Filas em bancos)

IMPERATRIZ – Em um período de 1 ano e 6 meses treze ocorrências de ‘sapatinho’, modalidade criminosa em que a quadrilha faz a família do gerente refém para obrigá-lo a abrir o cofre bancário, aconteceram em bancos da Região Tocantina. No Estado foram 28, no mesmo período.

Com essa estatística, o diretor regional do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-Ma), Cássio Valdenor Paz, relata que o sindicato está desenvolvendo uma campanha em que reivindica do Poder Executivo a aprovação de uma lei que aumenta a segurança em bancos e pontos de atendimentos (PA), como forma de coibir a ação dos bandidos.

“O sindicato, enquanto instituição que defende o direito dos trabalhadores, propôs e foi aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2012, a “Lei de Segurança Bancária”, que acabou vetada pelo Governo do Estado. Nessa campanha o sindicato está chamando a população a reivindicar a entrada em vigor dessa lei”, argumentou.

Lei de Segurança Bancária

O projeto de Lei nº 29/2011 propõe que nos estabelecimentos bancários, assim como em seus pontos de atendimentos no interior do Estado, venham estabelecer normas de segurança como:

- Instalação obrigatória de portas eletrônicas detectoras de metais;

- Equipamento de filmagem dentro e fora das agências e PA’s;

- Proibição do uso de telefone móvel;

- Uso de vidro opaco em divisórias nos caixas eletrônicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.