Paralisação

Acadêmicos de jornalismo realizam paralisação de advertência

O ato é em apoio aos estudantes do Bom Jesus em greve há mais de 15 dias.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

IMPERATRIZ – Os acadêmicos do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizam durante esta quarta-feira (23), uma paralisação de advertência em apoio aos estudantes do campus Bom Jesus, dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Ciências Naturais (LCN), em greve há mais de 15 dias.

Segundo informações do Centro Acadêmico de Jornalismo da UFMA, a programação acontece nos três turnos. No período da manhã ,foram realizadas rodas de conversas, já a tarde, está previsto discussões sobre medidas de expansão da universidade, além de oficinas, e a noite programação cultual.

Os estudantes do campus no Centro reivindicam pautas semelhantes aos grevistas do Bom Jesus, como melhores condições de ensino, aumento no quadro de professores, aquisição de equipamentos para os laboratórios, estruturação do prédio, entre outras reinvindicações. Às 18h será realizada uma assembleia, onde irão decidir se aderem ou não a greve já em andamento pelos três cursos.

Na tarde dessa terça-feira (22) os grevistas do Bom Jesus protestaram no cruzamento das Avenidas Dorgival Pinheiro e Ceará, Centro, e seguiram em caminhada com cartazes e faixas até o campus da UFMA na Urbano Santos, onde pediram apoio dos estudantes para reforçar a greve.

Os acadêmicos reivindicam da reitoria da universidade a contração de professores; melhorias no transporte público; fim dos atrasos nos horários das linhas via Terminal da Integração; criação do Restaurante Universitário (RU); segurança insegurança interna e externa na universidade e atualização do acervo bibliográfico, entre outras pautas.
Os estudantes interditam no último dia 11 a Avenida Pedro Neiva de Santa, principal via de acesso à universidade e a quatro municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.