IMPERATRIZ – Após reunião do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, com pró-reitores da instituição e a professora Maria Neyrian de Fátima, coordenadora do curso de Enfermagem e diretora interina do Campus de Imperatriz, ficou definido que serão atendidas algumas das solicitações dos alunos, que estão em greve há uma semana.
O Campus Bom Jesus da UFMA, em Imperatriz, vai ganhar uma área de vivência e novos aparelhos de ar condicionado para melhorar a climatização das salas de aula, como também será feita a substituição gradual dos aparelhos mais antigos da sede do Centro. O espaço da cantina vai receber uma estrutura com toldos para amenizar os efeitos das altas temperaturas da cidade.
Na reunião, a diretora apresentou à administração superior da Universidade as solicitações dos estudantes dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Ciências Naturais. Um dos principais pontos da pauta, o aumento do número de professores no curso de Enfermagem, deve ser atendido de imediato, segundo a reitoria.
Além do retorno de três dos nove professores afastados para a pós-graduação, já no próximo semestre, o quadro docente será reforçado com a nomeação de mais dois professores aprovados no último concurso e outros dois a serem convocados do processo seletivo anterior.
O projeto pedagógico do curso será reformulado e uma readequação no estágio curricular será discutida. Com a aplicação dessas medidas, o afastamento de professores da sala de aula será reduzido. A Universidade também buscará a abertura de concurso para novas vagas.
Quanto à falta d'água no Campus Bom Jesus, a UFMA advertiu e multou a empresa responsável pela construção do poço pelos sucessivos atrasos na conclusão e deu prazo, até o dia 30 deste mês, para a entrega da obra, o que deve solucionar o problema do abastecimento.
A falta de material específico para o laboratório de Engenharia de Alimentos será equacionada com uma licitação a ser aberta em curto prazo. Já a solicitação de materiais em estoque suficiente no almoxarifado central para uso em laboratórios, como luvas de procedimento, por exemplo, será descentralizada, o que garantirá maior agilidade na distribuição para os campi do continente. O mesmo deve ocorrer com a requisição de livros para as bibliotecas.
Para a diretora interina do campus de Imperatriz, a administração da Universidade deu respostas concretas às solicitações dos estudantes. “Estamos voltando instrumentalizados para negociar com eles, com algumas conquistas importantes. Nem tudo é tão rápido como pensam, mas encontrei disposição e boa vontade em atender às demandas”, afirmou Neyrian Fernandes.
A UFMA, também, garantiu que a velocidade e a frequência da internet serão melhoradas no Campus do Bom Jesus. Para tanto, estão sendo feitas negociações com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e uma prestadora de serviço local.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.