PIRACEMA

Pescadores da região podem requerer benefício

Serão três parcelas de um salário neste período da Piracema.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ - No período de novembro a fevereiro, o pescador que sobrevive da pesca, pode requerer o benefício do seguro-desemprego para se manter. No período da piracema, é proibida a pesca, a fim de preservar a reprodução dos peixes.

Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho de Imperatriz, Luís Fernando Pinto, o trabalho na região foi iniciado em outubro. "Todos os pescadores cadastrados na Colônia de Pescadores vão receber o seguro pescador. Eles já sabem que tem este direito, neste período de reprodução dos peixes, que não pode pescar e ficam amparados com este beneficio", afirma.

Tem ainda uma sede em São Luís, que desloca equipes para os interiores do Maranhão. Uma gerência em Bacabal, a Gerência de Imperatriz e mais dez agências distribuídos, foi deslocada uma segundo Luis Fernando para Porto Franco, afimde realizar o cadastro e a criação do 'Seguro Pescador'.

De acordo com Luís Fernando Pinto, há um agendamento para cada localidade e o conhecimento é do presidente da Colônia. "O pescador deve respeitar o tempo em que os peixes precisam para se reproduzir. Estamos sempre orientando os pescadores que esteja sempre em contato com a Colônia para dá entrada no beneficio. O presidente da colônia de pescadores tem o controle dos cadastrados ", explica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.