Unidade de Imperatriz

Ibama intensifica a fiscalização da Piracema no Sul do Maranhão

Ações seguem sem registro de grandes apreensões.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Gerência Executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sediada em Imperatriz, intensificou a fiscalização do cumprimento da lei que proíbe a pesca profissional na Piracema, época destinada a reprodução dos peixes. Nas regiões sul e sudoeste do Estado, que compreendem os rio Tocantins e Araguaia, a Piracema ocorre de em 1º de novembro a 30 de janeiro.

O gerente regional executivo do órgão, Marco Miranda explicou que as ações são realizadas em duas modalidades: fiscalizações programadas e fiscalizações, por meio de ligações gratuitas da população a central de atendimento, mais conhecida por Linha Verde, que é 0800-618080. Nos primeiros dias de operação apreendeu entre 10 e 15 redes de arrasto, mas o número está dentro das expectativas.

“Apesar das dificuldades com pessoal, uma vez que nosso efetivo necessita de mais gente -, mas isso é questão de concurso e a gente espera que tenha concurso ano que vem- a temos atuado contra os danos ao meio ambiente”, garantiu o gerente.

Falando sobre a defesa do meio ambiente como um todo, o funcionário pediu que os moradores de Imperatriz tenham mais cuidados com o Rio Tocantins, principalmente os ribeirinhos, para não jogar lixo e colaborar para o assoreamento.

“A gente espera que exista essa consciência ambiental”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.