Saúde

Projeto coleta amostras de verminoses na população de João Lisboa

O principal objetivo do projeto é coletar amostras das verminoses.

Safira Pinho/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ- O Projeto de Pesquisa Geohelmintíase chega ao povoado Centro dos Carlos que fica na zona rural do município de João Lisboa. O trabalho é desenvolvido pela universidade estadual do Mato Grosso em parceria com o Ministério da Saúde.

O principal objetivo do projeto é coletar amostras das verminoses áscaris e hasillostomose nas fezes de crianças acima de cinco anos e de cães, que segundo o Ministério da Saúde tem um alto índice na região.

Segundo os pesquisadores o ser humano contaminado com as verminoses fica sujeito aos sintomas que no grupo infantil o mais comum é febre e diarreia, que podem causar morte e nos animais o mais visível é a larva da verme. Por dia são visitadas em médias 60 famílias, na comunidade. Sendo realizada também em outras regiões do país, no Estado foram escolhidos os municípios de João Lisboa e Raposa.

Segundo as informações dos pesquisadores o resultado dos exames serão enviados as secretárias de saúde dos municípios, no mês de maio de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.