IMPERATIRZ – Depois do “Outubro Rosa”, evento que promoveu várias ações alertando as mulheres sobre o câncer de mama, será realizado em Imperatriz o “Novembro Azul”, mobilização que vai promover diversas ações para alertar os homens sobre a prevenção e os riscos do câncer de próstata. E uma dos eventos será uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz para discutir o câncer de próstata na cidade.
A audiência será realizada na próxima quinta-feira (7) e foi proposta pela vereadora presidente da comissão de saúde da câmara, Terezinha Soares (PSDB). Segundo ela, há uma necessidade de se discutir a prevenção e os riscos do câncer de próstata na cidade. “Temos que trazer os homens para discutir o câncer, e essa é uma das preocupações da comissão. Nós vamos realizar uma grande audiência na quinta-feira, que terá como preletor o doutor Gumercindo Filho que é o coordenador rede oncológica do município”, afirmou.
Novembro Azul
O mês foi escolhido devido o dia 17 de novembro ser comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, o câncer tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Prevenção
Os médicos recomendam uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente, as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Diminuir o consumo de álcool e não fumar, também é recomendado.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.
Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
Saiba Mais
- Vereadores aprovam criação de Secretaria de Articulação Política
- Câmara Municipal de Imperatriz elege membros das comissões permanentes
- Câmara aprova reajuste para agentes de trânsito e auxílio-saúde para servidores
- Proposta para criar o táxi-lotação causa polêmica em Imperatriz
- Projeto de ajuda ao Imperatriz chega à Câmara de Vereadores na semana que vem
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.