COROATÁ - O meia da seleção alemã, campeão da Copa do Mundo do Brasil de 2014, Mesut Özil, alemão de origem turca, contribui para a realização de cirurgias em crianças com lábios leporinos e fenda palatina (abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação) realizadas anualmente na Clínica São Daniel localizada em Coroatá, interior do Maranhão. O jogador custeou inicialmente cirurgias para 11 crianças, mas em seguida o número foi ampliado para 23.
Mesut Özil enviou uma mensagem especial após o anuncio da ajuda: “Eu sinto uma enorme gratidão por tudo o que pude experimentar nas últimas semanas”, disse Özil e continuou “o que poderia ser melhor do que permitir que as crianças pobres possam ter acesso à escola e ao esporte”.
Özil disse que pretende estreitar sua relação com o Brasil e, possivelmente, com os trabalhos realizados em Coroatá. O jogador acompanhou o resultados dos trabalhos da equipe médica por meio de fotos e filmes e disse que também recebeu mensagens de agradecimento de pais felizes. “Eu sei que o dinheiro é bem gasto”, sentenciou.
A contribuição do jogador ocorre por meio da organização não-governamental Big Shoe criada em 2006 durante a Copa do Mundo no seu país de origem, a Alemanha.
Uma equipe formada por seis médicos e duas enfermeiras alemães da organização Interplast foram os responsáveis por realizar mais de 100 cirurgias em crianças com lábios leporinos e fenda palatina, bem como cicatrizes, queimadoras, antes e durante a fase inicial da Copa do Mundo, o que durou cerca de duas semanas na Clínica São Daniel.
A freira e enfermeira, também alemã, que há muito reside em Coroatá, Verônica Brummbeuer, é quem organiza por mais de duas décadas a vinda da equipe médica alemã ao município de Coroatá.
Saiba Mais
- Marquinhos revela suas principais memórias sobre Copa do Mundo
- Um ano após 7 a 1, técnico da Alemanha admite surpresa com goleada
- Suárez não acredita que mordida na Copa o tirou da Bola de Ouro
- Eliminação vexatória na Copa coloca futebol brasileiro em xeque
- Blatter dá nota 9,25 ao Brasil, e ministro rebate desconfiança
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.