Justiça

MP-MA aciona município para realização de concurso público

Foi solicitada, ainda, a anulação das contratações ilegais.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45

CENTRAL DO MARANHÃO - Em razão da contratação ilegal de servidores, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da Promotoria de Justiça de Mirinzal, ajuizou, na última segunda-feira (16), Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o município de Central do Maranhão (a 401km de São Luís) para obrigar-lhe a realizar concurso público.

Foi solicitada, ainda, a anulação das contratações ilegais, com a demissão dos servidores de toda a administração municipal que não se submeteram a concurso.

De acordo com os autos do processo, a maioria dos servidores da administração municipal é contratada ou exerce cargo comissionado, sem ter se submetido a concurso público, em desrespeito ao Artigo 37. da Constituição Federal que define as formas de acesso aos cargos da administração pública.

O promotor de Justiça Francisco de Assis Silva Filho, da Comarca de Mirinzal, da qual Central do Maranhão é termo judiciário, informa, no texto da Ação Civil, que a irregularidade refere-se à contratação de pessoal do quadro administrativo, como profissionais da área de saúde e do magistério, todos com data de admissão recente, a partir do início de 2015.

Francisco de Assis acrescenta que não há qualquer informação sobre a realização de processo seletivo para contratações recentes pela Prefeitura de Central do Maranhão, o que reforça a tese de ilegalidade dos atos do prefeito Benedito Barros. “Os servidores não possuem autonomia suficiente para bem cumprir as suas funções. O serviço público fica prejudicado, pois os melhores não são escolhidos”, observa o promotor.

A Ação Civil Pública requer que a Justiça determine que o município inicie os procedimentos para realização do concurso público em 30 dias, sob pena de multa de 10 salários mínimos por dia de atraso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.