CEDRAL - Devido a diversas irregularidades financeiras cometidas no exercício financeiro de 2008, a Promotoria de Justiça da Comarca de Cedral ofereceu denúncia, na última quarta-feira (20), contra o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cedral, Nedilson Barbosa Coelho. A manifestação foi ajuizada pelo promotor de justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar.
Consta nos autos que o ex-gestor, conforme relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ordenou e efetuou despesas não autorizadas em lei, adquiriu bens e realizou serviços sem concorrência ou coleta de preços conforme exige a lei, dispensando e inexigindo licitação fora das hipóteses previstas pela legislação.
Nedilson Coelho também nomeou servidor sem concurso público e sem previsibilidade legal para a contratação por tempo determinado para atender excepcional interesse público.
De acordo com relatório do TCE, serviços jurídicos e assessoria contábil foram contratados sem licitação e sem contrato. Pagamentos foram feitos para diversas pessoas, sem nota fiscal e sem pagamento de impostos.
Outra ilegalidade atestada foi o descumprimento do índice de 70%, de gasto com pessoal da Câmara de Vereadores, que atingiu o índice de 73%, portanto, acima do percentual estabelecido em lei. Para o Tribunal de Contas, o denunciado teria praticado ato de gestão ilegal, ilegítima, antieconômica e infração à norma legal e regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial.
Pedidos
O MP-MA pede a condenação do ex-presidente da Câmera de Vereadores, com previsão de prisão, além da reparação dos danos causados pelas infrações.
Saiba Mais
- Vereador diz que contratos da Semcas foram feitos com fraude em licitação
- Mais um deputado denuncia a falta de serviço de internet em São Luís
- Criança tem cabeça raspada por coordenador de escola em Vitorino Freire
- TJ-MA revoga prisão de mecânico que foi preso por engano após ter documentos roubados
- Mecânico goiano é preso por engano após ter carteira de identidade usada por criminoso no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.