CAXIAS - Na manha desta terça-feira (5), a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA) realizou abordagens no km 543 da BR-316, em Caxias, quando parou um caminhoneiro de 41 anos, que conduzia o caminhão VW/24.280, com placas do estado de Pernambuco.
Ao conversar com o motorista do caminhão, a equipe da PRF realizou uma busca pessoal no veículo e encontrou 16 comprimidos de Nobésio Extra-Forte e outra cartela com 5 comprimidos já consumidos.
Essa anfetamina é popularmente conhecida como "arrebite" e é utilizada pelos motoristas como inibidor de sono, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.
De acordo com a PRF, o motorista estava dirigindo há mais de 13h seguidas sem paradas maiores que 30 minutos. O veículo estava carregado com 18 toneladas de banana provenientes de Santa Maria da Boa Vista/PE e tinha como destino a cidade de Belém/PA.
Questionado sobre a presença da anfetamina no interior do caminhão, o motorista informou que faz esse transporte de bananas do Pernambuco para Belém e devido ao horário apertado para percorrer a rota, faz uso da substância para dirigir o máximo de tempo possível sem paradas e confessou, ainda, que há mais de 8 anos faz uso dessa substância.
A conduta adotada pelo motorista constitui o crime de porte de drogas, (Lei 11.343/06) - Art. 28, que criminaliza quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.
Saiba Mais
- Carga de eletrônicos avaliada em R$ 1 milhão é apreendida em Estreito
- Operação da PRF apreende 68 veículos roubados nas estradas do Maranhão
- Jovem é presa com apliques de cabelo e dinheiro, em Imperatriz
- Caminhonete com chassi adulterado é apreendida na BR-135
- PRF: nove veículos irregulares são apreendidos no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.