Antecipou

CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira

Presidente da comissão, Carlos Viana, disse que o ex-banqueiro falará apenas sobre descontos não autorizados em consignados ligados ao Master.

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

CPMI do INSS antecipou para segunda-feira (23), às 16h, o depoimento de Daniel Vorcaro. Ele falará sobre descontos não autorizados.
CPMI do INSS antecipou para segunda-feira (23), às 16h, o depoimento de Daniel Vorcaro. Ele falará sobre descontos não autorizados. (Banco Master)

BRASÍLIA – A CPMI do INSS antecipou para a próxima segunda-feira (23), às 16h, o depoimento de Daniel Vorcaro, banqueiro dono do Banco Master. Inicialmente, a oitiva estava marcada para quinta-feira da semana seguinte, mas o presidente da comissão, senador Carlos Viana, decidiu alterar a data para dar prioridade aos trabalhos do colegiado.

Segundo Carlos Viana, a mudança busca garantir que Vorcaro fale primeiro à CPMI do INSS antes de prestar esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

CPMI do INSS remarca depoimento para priorizar comissão

De acordo com o senador Carlos Viana, o depoimento foi antecipado para que a comissão tenha prioridade na apuração sobre os descontos não autorizados envolvendo aposentados e pensionistas.

A expectativa é que Daniel Vorcaro compareça à oitiva na segunda-feira e, posteriormente, seja ouvido também na CAE, possivelmente na terça-feira.

Daniel Vorcaro falará apenas sobre descontos não autorizados

Segundo informações repassadas pelo presidente da comissão, o ex-banqueiro falará somente sobre os descontos não autorizados relacionados a empréstimos consignados vinculados ao Banco Master.

Ainda conforme Carlos Viana, há mais de 250 mil contratos com indícios de irregularidades, incluindo contratações e descontos realizados sem autorização dos beneficiários.

A comissão quer saber se foram tomadas providências para assegurar o ressarcimento aos aposentados e pensionistas prejudicados.

Comissão firmou acordo para limitar tema da oitiva

De acordo com o senador Carlos Viana, houve um acordo para que Daniel Vorcaro trate exclusivamente do tema dos descontos não autorizados durante a oitiva na CPMI do INSS.

Em troca, segundo o relato, Vorcaro não entraria com pedido de habeas corpus para tentar evitar o depoimento.

Depoimento na CAE deve ocorrer após a CPMI do INSS

Ainda segundo as informações divulgadas, Daniel Vorcaro deve falar sobre o Banco Master na Comissão de Assuntos Econômicos, possivelmente na terça-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.