BRASIL - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não participou das agendas oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) realizadas nesta segunda-feira (9) no estado.
De acordo com a agenda oficial do governador, o único compromisso previsto para o dia foi uma reunião, marcada para as 18h, com o deputado federal Baleia Rossi (MDB), na sede do governo paulista. Procurado, o governo de São Paulo não respondeu aos questionamentos sobre a ausência de Tarcísio nos eventos com Lula e Alckmin.
Agendas de Lula e Alckmin em São Paulo
Ao todo, Lula e Alckmin cumpriram quatro compromissos no estado. Pela manhã, estiveram no Instituto Butantan, onde visitaram o Centro de Produção de Vacinas contra a dengue e participaram de uma cerimônia com anúncios relacionados à ampliação da infraestrutura de produção de insumos e imunobiológicos.
No período da tarde, a programação seguiu para o município de Mauá, no ABC Paulista. No local, o presidente e o vice visitaram a Unidade Móvel de Exames por Imagem e participaram de cerimônia de anúncios de investimentos nas áreas de educação e saúde.
Contexto político
A participação de Geraldo Alckmin nas agendas ocorre em meio a indefinições sobre seu futuro político. O vice-presidente avalia a possibilidade de permanecer na chapa de Lula nas eleições deste ano ou tentar um retorno ao governo de São Paulo.
O cenário envolve ainda a decisão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que já sinalizou que não pretende disputar cargos eletivos em 2026, optando por se dedicar à coordenação da campanha de reeleição do presidente.
Distanciamento entre governos
A ausência de Tarcísio nas agendas presidenciais ocorre em meio ao distanciamento político entre o governo paulista e o Palácio do Planalto. Segundo interlocutores, a situação não é inédita e já se repetiu em outras visitas de Lula e Alckmin ao estado de São Paulo.
Saiba Mais
- Tarcísio rebate Kassab e nega submissão política a Bolsonaro
- Kassab diz que gratidão a Bolsonaro não pode virar submissão política de Tarcísio
- Tarcísio diz que não seria candidato à Presidência nem se Bolsonaro pedisse
- ‘Mais enfático do que isso?’, diz Tarcísio sobre cobrança por apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro
- Tarcísio é criticado após cancelamento de visita a Bolsonaro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.