Banco Master

Lula diz que “falta vergonha na cara” a quem defende dono do Banco Master

Presidente Lula critica defesa ao banqueiro investigado e compara desfalque a sacrifícios impostos à população mais pobre

Ipolítica, com informações da Agência Brasil

Sem citar nominalmente o banqueiro Daniel Vorcaro, Lula se pronunciou pela primeira vez de forma direta sobre o caso
Sem citar nominalmente o banqueiro Daniel Vorcaro, Lula se pronunciou pela primeira vez de forma direta sobre o caso (Ricardo Stuckert/PR)

MACEIÓ – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (23), que “falta vergonha na cara” a quem defende o dono do Banco Master, em meio às investigações sobre o colapso da instituição financeira. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega de 1.337 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió, quando o governo também celebrou a marca de 2 milhões de contratos assinados desde 2023.

Sem citar nominalmente o banqueiro Daniel Vorcaro, Lula se pronunciou pela primeira vez de forma direta sobre o caso, comparando o impacto do desfalque atribuído ao banco com a realidade enfrentada pela população de baixa renda.

Lula critica Banco Master e uso de recursos do FGC

Durante o discurso, Lula afirmou que não é aceitável que pessoas pobres continuem sendo penalizadas enquanto há quem defenda o responsável por um rombo bilionário no sistema financeiro.

“Não é possível que a gente continue vendo o pobre ser sacrificado, enquanto um cidadão como esse do Banco Master deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões. E quem vai pagar são os bancos”, disse o presidente, ao citar instituições que contribuem para o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), utilizado para ressarcir credores.

Segundo Lula, a defesa pública ao banqueiro reflete uma postura incompatível com a gravidade do caso. “Tem gente que defende porque também está cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara neste país”, afirmou.

Resultados do governo e comparação com gestões anteriores

No mesmo evento, o presidente destacou indicadores do seu terceiro mandato, como a queda da inflação, que atingiu em outubro do ano passado o menor nível em 27 anos, e a geração de empregos formais, com cerca de 5 milhões de vagas com carteira assinada desde 2023.

Lula afirmou que 2026 será o “ano da comparação”, quando pretende confrontar os resultados de seus três anos de governo com os obtidos nas gestões dos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Segundo ele, a comparação envolverá áreas como infraestrutura, saúde e educação, incluindo estradas, universidades e institutos federais.

Críticas às fake news e apelo por fraternidade

O presidente também fez um alerta sobre a disseminação de desinformação, especialmente nas redes sociais. Para Lula, é necessário cuidado ao compartilhar conteúdos e distinguir fatos de notícias falsas.

“A mentira voa e a verdade anda. Não podemos permitir que a mentira volte a governar”, afirmou, defendendo a redução do clima de ódio e o fortalecimento de relações baseadas em fraternidade e respeito.

Violência contra a mulher entra no discurso

Outro ponto abordado foi o combate à violência contra as mulheres. Lula apelou para que os homens assumam papel ativo na prevenção e no enfrentamento do problema, lembrando que os índices de feminicídio no país seguem elevados.

Segundo o presidente, é responsabilidade masculina combater práticas violentas e promover relações baseadas em dignidade e respeito.

Entrega de ambulâncias e unidades odontológicas

Durante a agenda em Alagoas, Lula também entregou sete ambulâncias do Samu para renovação da frota no estado. Os veículos serão destinados aos municípios de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e Penedo.

Além disso, o estado recebeu 17 Unidades Odontológicas Móveis, do Ministério da Saúde, que atenderão municípios como Arapiraca, Santana do Ipanema, Piranhas, Palmeira dos Índios e União dos Palmares, entre outros. O presidente destacou a importância da ampliação do acesso à saúde bucal por meio do programa Brasil Sorridente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.