Caso Master

Dono do Banco Master é preso em nova operação da PF

Daniel Vorcaro foi preso em São Paulo na terceira fase da Operação Compliance Zero, que investiga esquema bilionário de fraudes financeiras

Ipolítica, com informações do g1

Atualizada em 04/03/2026 às 08h42
Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro é preso pela PF na Operação Compliance Zero que investiga esquema bilionário de fraudes financeiras.
Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro é preso pela PF na Operação Compliance Zero que investiga esquema bilionário de fraudes financeiras. (Banco Master)

SÃO PAULO – O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso nesta quarta-feira (4) pela Polícia Federal durante a terceira fase da Operação Compliance Zero.

A investigação apura um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos. Havia mandado de prisão preventiva contra Vorcaro, e ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal na capital paulista. O cunhado do banqueiro, Fabiano Zettel, também é alvo de mandado de prisão, mas ainda não havia sido localizado pelos agentes.

Segundo a PF, a operação investiga a possível prática de crimes como ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, supostamente praticados por uma organização criminosa.

Operação Compliance Zero

O nome da operação faz referência à suposta ausência de mecanismos de controle interno nas instituições envolvidas para evitar crimes como gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.

Além da prisão do dono do Banco Master, a ação policial também inclui:

  • 3 mandados de prisão preventiva
  • 15 mandados de busca e apreensão
  • afastamento de investigados de cargos públicos
  • sequestro e bloqueio de bens de até R$ 22 bilhões

As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal e são cumpridas em São Paulo e Minas Gerais. As investigações contam com apoio do Banco Central do Brasil.

O bloqueio de bens busca interromper a movimentação de ativos ligados ao grupo investigado e preservar valores que podem ter relação com as práticas ilícitas apuradas.

Vorcaro já havia sido preso em novembro do ano passado ao tentar embarcar para a Europa em um avião particular no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Na ocasião, segundo a Polícia Federal, havia indícios de que ele pretendia fugir do país.

CPI

O banqueiro era aguardado para depor nesta quarta-feira na CPI do Crime Organizado, em Brasília.

No entanto, ele já havia sinalizado que compareceria apenas à audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Na terça-feira (3), o ministro André Mendonça decidiu que a ida dele à CPI seria facultativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.