Caso Master

CAE cria grupo para acompanhar investigações sobre o Banco Master

Comissão do Senado vai fiscalizar apurações e acompanhar desdobramentos das fraudes atribuídas ao banco

Ipolítica, com informações da Agência Senado

A criação foi formalizada nesta quinta-feira (15)
A criação foi formalizada nesta quinta-feira (15) (Jonas Pereira / Agência Senado)

BRASÍLIA – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) instituiu um grupo de trabalho para acompanhar as investigações sobre o Banco Master. A criação foi formalizada nesta quinta-feira (15), por meio da Instrução Normativa nº 1/2026, assinada pelo presidente da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Em publicação nas redes sociais, Renan afirmou que a comissão irá acompanhar de perto as apurações envolvendo o banco. Segundo o senador, o Senado pretende fiscalizar as investigações, cobrar explicações e atuar na proteção da economia do país.

“A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai acompanhar de perto as fraudes do Banco Master, uma das maiores da história. O Senado não se curva a abusos do sistema financeiro. Vamos fiscalizar, cobrar explicações e proteger a economia do país sem blindar quem quer que seja, esteja onde estiver”, escreveu.

Apurações sobre o Banco Master

As investigações apuram operações irregulares realizadas pelo Banco Master, entre elas a suposta fraude na venda de carteiras de crédito para o Banco de Brasília (BRB), em operação estimada em R$ 12,2 bilhões.

Em novembro, o Banco Central do Brasil determinou a liquidação extrajudicial do Banco Master, medida adotada diante das irregularidades identificadas.

Composição do grupo de trabalho

O grupo instituído pela CAE será formado pelos seguintes senadores:

  • Alessandro Vieira (MDB-SE);
  • Damares Alves (Republicanos-DF);
  • Eduardo Braga (MDB-AM);
  • Esperidião Amin (PP-SC);
  • Fernando Farias (MDB-AL);
  • Leila Barros (PDT-DF);
  • Randolfe Rodrigues (PT-AP).

 

Atribuições do grupo

De acordo com a instrução normativa, os integrantes do grupo de trabalho poderão:

  • apresentar requerimentos para convocação de autoridades e pessoas investigadas;
  • solicitar informações oficiais a órgãos públicos;
  • elaborar propostas legislativas relacionadas ao tema.

 

O objetivo é acompanhar de forma contínua os desdobramentos das investigações sobre o Banco Master e avaliar possíveis medidas no âmbito do Senado Federal.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.