SAIDINHAS

"Merecem ser tratados dignamente", diz Lewandowski sobre presos

Em seu discurso, Lewandowski disse que por motivos humanitários os detentos não podem perder o benefício.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 16/04/2024 às 18h06
Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski (Foto: divulgação)

BRASIL - O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, usou a fala: “merecem a proteção do Estado e merecem ser tratados dignamente” em defesa aos presos que poderiam perder o benefício da saída temporária. 

Na última quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o projeto que acaba com as saidinhas de presos em datas comemorativas. 

Em seu discurso, o ministro Lewandowski disse que por motivos humanitários os detentos não podem perder o benefício de visitar seus familiares. 

“Por motivos humanitários e por motivos constitucionais preservar a possibilidade do preso que está em regime semiaberto visitar a família. Porque nós consideramos que isto é um direito que permite a ressocialização”, disse Lewandowski.  

Ele enfatizou que a proposta poderá beneficiar cerca de 118 mil pessoas que estão na “antevéspera de ingressar” no regime aberto. “Nós preservamos todas as outras restrições que foram estabelecidas pelo Congresso”, apontou.

Lewandowski citou ainda que a família é um "valor do ponto de vista cristão" fundamental que foi "cultivado e incorporado na principiologia da nossa Constituição Federal".

PONTOS MANTIDOS

Três pontos da proposta foram sancionados por Lula: a necessidade de realização de exame criminológico para a progressão de regime, o uso de tornozeleiras eletrônicas durante as saidinhas e a proibição de concessão do benefício para presos que tenham praticado crime hediondo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.