BENEFÍCIO

Ministério da Justiça propõe a Lula manter saidinhas em datas comemorativas

Proposta foi feita pelo ministro RicardoLewandowski.

Ipolítica, com Folha de S. Paulo

Atualizada em 11/04/2024 às 16h57
Projeto contou com amplo apoio no Congresso
Projeto contou com amplo apoio no Congresso (Jefferson Rudy / Agência Senado)

BRASÍLIA - Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e Segurança Pública, recomendou ao presidente Lula (PT) a continuidade da saída temporária de presos em feriados comemorativos. Lewandowski propõe um veto parcial ao texto aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado, que contou com amplo apoio parlamentar, incluindo membros da base governista.

Outras pastas também sugeriram vetos à proposta que elimina as saídas temporárias, mas com posições mais firmes, defendendo que o Palácio do Planalto rejeite totalmente a proposta do Congresso. Os pareceres dos ministérios visam subsidiar a decisão presidencial sobre a proposta, sendo o prazo final nesta quinta-feira (11).

Leia mais:
"Grande dia", diz Aluisio Mendes sobre o fim das saidinhas de presos
Lula vai vetar fim das saidinhas se projeto for aprovado no Congresso

A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) solicitou o veto integral à lei que encerra as saídas temporárias de presos em datas festivas. A expectativa no governo é que o Ministério dos Direitos Humanos siga a posição contrária à proposta, defendendo o veto integral.

Por outro lado, o Ministério das Relações Institucionais deve sugerir um veto parcial ao texto, apoiando a manutenção de alguns trechos da proposta. O projeto de lei que põe fim às saídas temporárias foi aprovado em votação simbólica na Câmara no final de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.