Comemorou

"Grande dia", diz Aluisio Mendes sobre o fim das saidinhas de presos

Deputado federal licenciado comemorou em seu perfil, em rede social, a aprovação do projeto de lei que acabou com as saidinhas de presos de Justiça.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Aluisio Mendes comemorou a aprovação do projeto de lei das saidinhas de presos de Justiça
Aluisio Mendes comemorou a aprovação do projeto de lei das saidinhas de presos de Justiça (Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS -  O deputado federal licenciado, Aluisio Mendes (Republicanos), que já atuou como secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, comemorou em seu perfil em rede social a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. 

A peça já havia passado pela análise da Câmara, mas voltou à votação em Plenário porque sofreu modificações no Senado. Caberá agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar ou vetar a lei.

Caso Lula opte pelo veto, o Congresso Nacional poderá derrubar o veto e validar a nova legislação das saídas temporárias. 

“Grande dia. Acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados o fim das saidinhas dos criminosos. O projeto agora vai à sanção presidencial”, pontuou.

Ao realizar a matéria na Câmara, os deputados mantiveram a alteração feita no Senado que permite a saída temporária apenas de presos para frequentar curso profissionalizante, de ensino médio ou superior, exceto aos condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça à pessoa. 

Essa saída temporária durará apenas o necessário para o cumprimento das atividades discentes. 

A legislação atual prevê a saída temporária, conhecida como “saidinha”, para condenados no regime semiaberto. Eles podem deixar a prisão cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.