Depoimento

Bolsonaro deu ordem para emitir certificados de vacinação para ele e filha

Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal nesta segunda-feira (18) por fraude em cartões de vacina.

Ipolítica, com informações do g1

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal nesta segunda-feira
Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal nesta segunda-feira (Valter Campanato / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) determinou a emissão de certificados falsos de vacinação contra a Covid para ele e a filha, de 12 anos de idade. Foi o que afirmou à Polícia Federal (PF) o tenente-coronel Mauro Barbosa Cid.

Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal nesta segunda-feira (18) por fraude em cartões de vacina.

Mauro Cid disse que recebeu todas as ordens direto do ex-presidente da República.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro informou que os dois documentos foram impressos no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – e entregues em mãos a Bolsonaro.

Toda a delação de Mauro Cid ainda é mantida em sigilo, mas trechos dela foram incluídos pela PF no relatório que embasou o indiciamento de Bolsonaro, Cid e mais 15 pessoas.

O ministro Alexandre de Mores, do Supremo Tribunal Federal (STF) é o relator do inquérito das milícias digitais, que inclui trecho sobre fraude nas vacinas.

Leia também: Flávio Dino irá relatar recurso de Bolsonaro no STF

Os trechos da delação de Cid dizem o seguinte:

"QUE o presidente [Bolsonaro], após saber que o COLABORADOR [Mauro Cid] possuía os cartões de vacina para si e sua família, solicitou que o COLABORADOR fizesse para ele também; QUE o ex-presidente deu a ordem para fazer os cartões dele e da sua filha [...]; QUE o COLABORADOR solicitou a AILTON [Barros] que fizesse os cartões; QUE o COLABORADOR confirma que pediu os cartões do ex-presidente e sua filha [...] sob determinação do ex-presidente JAIR BOLSONARO e que imprimiu os certificados; QUE solicitou a inserção de dados no sistema CONECTESUS de sua esposa, filhas, ex-presidente JAIR BOLSONARO e de sua filha."

"Que confirma que recebeu a ordem do ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, para fazer as inserções dos dados falsos no nome dele e da filha [...]; QUE esses certificados foram impressos e entregues em mãos ao presidente."

Segundo a PF, o "modus operandi" (modo de operação) do esquema era o seguinte:

Mauro Barbosa Cid encaminhava o pedido de fraude ao ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros; Ailton enviava os dados ao secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha; e João Carlos usava suas senhas para inserir os dados falsos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Neste caso, o grupo nem sequer precisava dos cartões físicos de vacinação.

Segundo a PF, os dados forjados eram inseridos diretamente no sistema do Ministério da Saúde – e, com isso, os suspeitos conseguiam imprimir certificados de vacinação pelo sistema oficial do ConecteSUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.