DEU RUIM

Flávio Dino irá relatar recurso de Bolsonaro no STF

Ministro Flávio Dino será o relator no STF do recurso contra multa do TSE imposta a Bolsonaro e sua coligação por impulsionamento ilegal de conteúdo

Ipolítica

Ex-presidente terá recurso julgado por ex-adversário nas eleições de 2022.
Ex-presidente terá recurso julgado por ex-adversário nas eleições de 2022. (Composição: José Linhares Jr)

BRASÍLIA - O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado como relator do recurso interposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela coligação Pelo Bem do Brasil. O recurso contesta uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aplicou uma multa de R$ 70 mil devido ao impulsionamento de publicações na internet que continham críticas ao então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha eleitoral de 2022. Conforme a regulamentação do TSE, o impulsionamento é restrito à promoção da imagem do próprio candidato, sendo vedado seu uso para ataques a oponentes.

Flávio Dino, que assumiu o cargo no STF em fevereiro deste ano, anteriormente ocupou a posição de Ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula, até janeiro do mesmo ano. Sua sucessão no ministério foi feita por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF que se aposentou em abril de 2023.

O TSE impôs a multa a Bolsonaro e sua coligação após identificar que o impulsionamento de conteúdo crítico a Lula violava as regras eleitorais, além de constatar a ausência de identificação clara dos responsáveis pelas publicações, requisito obrigatório por lei. A penalidade estabelecida corresponde ao dobro do valor despendido com o impulsionamento, totalizando R$ 35 mil.

Após recurso negado pelo TSE, a defesa de Bolsonaro e da coligação recorreu ao STF, argumentando que o valor da multa seria desproporcional em relação ao alegado dano. O caso agora está sob análise do STF, com Flávio Dino como relator.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.