Formação profissional

Ministério da Saúde registra 120 programas de residência inscritos para concessão de bolsas no Nordeste

As inscrições para concessão de bolsas em residência médica bateram recorde nos últimos 10 anos.

Ministério da Saúde

O objetivo é ampliar o número de bolsas e incentivar a formação de especialistas na modalidade residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é ampliar o número de bolsas e incentivar a formação de especialistas na modalidade residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASIL - Em 2023, o Ministério da Saúde registrou o maior número de programas de residência médica inscritos em editais do Pró-Residência, em comparação com os últimos dez anos, totalizando 493 programas interessados. Desses, 87 estão na região Nordeste. A pasta também lançou edital de residência em área profissional da saúde - uniprofissional e multiprofissional, resultando em 156 programas inscritos a nível nacional e, desses, 33 no Nordeste. No total, serão concedidas 1.814 bolsas para todo o país.

As inscrições foram realizadas por instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, Ministério da Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distrital, e também instituições privadas sem fins lucrativos. O resultado final está previsto para ser publicado em janeiro de 2024.

O objetivo é ampliar o número de bolsas e incentivar a formação de especialistas na modalidade residência, em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde é o principal financiador dos programas de residências em saúde do país.

Pró-Residência

Desde 2009 o governo federal faz concessão de bolsas de residência por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica) e do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência em Área Profissional da Saúde).

O acesso às bolsas acontece por intermédio da publicação anual de editais para seleção de programas de residência, seguindo critérios prioritários de especialidades, áreas de atuação, áreas de concentração, regiões prioritárias e disponibilidade de bolsas. O Pró-Residência impacta diretamente na qualidade da formação de especialistas no Brasil por meio da ampliação da oferta de vagas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.