decisão

Justiça afasta presidente nacional do PSDB

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal acolheu uma ação do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e anulou a Comissão Executiva Nacional Provisória da legenda.

ipolítica

Na decisão, Leite terá 30 dias para convocar novas eleições, e ficará à frente do partido até que elas ocorram.
Na decisão, Leite terá 30 dias para convocar novas eleições, e ficará à frente do partido até que elas ocorram. (PSDB / Divulgação)

BRASÍLIA- A justiça determinou o afastamento do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite da presidência do PSDB. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal acolheu uma ação do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e anulou a Comissão Executiva Nacional Provisória da legenda. 

Na decisão, Leite terá 30 dias para convocar novas eleições, e ficará à frente do partido até que elas ocorram. A Comissão comandada pelo governador do Rio Grande do Sul já havia tido uma extensão de mandato, porém a Justiça entendeu que a segunda prorrogação, que aconteceu em julho, é irregular.

“Julgo procedente o pedido para declarar a nulidade da segunda prorrogação da Comissão Executiva Nacional e dos atos posteriores, condenando o réu a realizar, no prazo de 30 dias, novas eleições para eleger os membros da Comissão Executiva Nacional”, diz trecho da decisão.

Os outros dois governadores tucanos, Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, exercem cargos de vice-presidentes no colegiado e também terão de deixar seus postos. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.