BRASÍLIA - As comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR) promovem reunião conjunta, na quinta-feira (22), para ouvir o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. O assunto principal é a política de preço dos combustíveis da estatal.
O ex-senador Jean Paul Prates deverá explicar aos senadores o fim do PPI, a paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional, medida anunciada pela empresa no mês passado. Veja aqui o requerimento de convite ao ex-senador.
O requerimento de convite a Prates é de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Ele lembra que a política de paridade de importação (PPI) foi praticada nos últimos seis anos. Por essa regra, observa Vieira, "as oscilações externas [de preços] refletiam direta e automaticamente no mercado interno".
Leia também: Brandão anuncia lançamento do Orçamento Participativo 2023
De acordo com a Petrobras, "os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio". A "nova estratégia comercial" da empresa adota duas referências do mercado para a composição dos preços: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras, explica o senador.
A reunião começa às 9h na sala 3 da Ala Alexandre Costa.
Saiba Mais
- Senado foi evacuado após explosão com morte na praça dos Três Poderes
- CPI das Bets será instalada no Senado nesta terça-feira
- Projeto cria sistema de 'botão de emergência' para motoristas profissionais
- Vai a sanção projeto contra abuso sexual de crianças e jovens atletas
- CSP analisa projeto que reforça segurança em escolas públicas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.