BRASÍLIA- A Comissão de Constituição e Justiça do Senado, marcou para o próximo dia 21 de junho a sabatina do advogado Cristiano Zanin. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (12) pelo presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Zanin foi indicado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alcolumbre afirmou que o relator da indicação será o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Caso tenha seu nome aprovado, Zanin estará apto a assumir a função e ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Cristiano Zanin tem 47 anos e atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato. Foi a partir de um processo encabeçado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição para ele participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.
Para conquistar a vaga no Supremo, Zanin precisa na CCJ dos votos favoráveis da maioria dos presentes. A votação só começará com a presença de ao menos 14 senadores. A comissão possui 27 membros titulares.
Na CCJ, o senador maranhense Weverton Rocha (PDT) deve ser um dos integrantes que sabatinará o advogado.
Logo depois plenário precisa dos votos de 41 dos 81 senadores da República. As duas votações são secretas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.