Indicado ao STF

CCJ do Senado confirma sabatina de Cristiano Zanin para 21 de junho

Davi Alcolumbre presidente da Comissão, disse que relator da indicação será o vice-presidente da Casa, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Previsão é que votação em plenário ocorra no mesmo dia.

Ipolítica

Zanin foi indicado para uma vaga de ministro do STF pelo presidente Lula.
Zanin foi indicado para uma vaga de ministro do STF pelo presidente Lula. (Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA- A Comissão de Constituição e Justiça do Senado, marcou para o próximo dia 21 de junho a sabatina do advogado Cristiano Zanin. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (12) pelo presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União-AP). 

Zanin foi indicado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alcolumbre afirmou que o relator da indicação será o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Caso tenha seu nome aprovado, Zanin estará apto a assumir a função e ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

Cristiano Zanin tem 47 anos e atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato. Foi a partir de um processo encabeçado por Cristiano Zanin que a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição para ele participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.

Para conquistar a vaga no Supremo, Zanin precisa na CCJ dos votos favoráveis da maioria dos presentes. A votação só começará com a presença de ao menos 14 senadores. A comissão possui 27 membros titulares.

Na CCJ, o senador maranhense Weverton Rocha (PDT) deve ser um dos integrantes que sabatinará o advogado. 

Logo depois plenário precisa dos votos de 41 dos 81 senadores da República. As duas votações são secretas.

 


 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.