Sabatina

Senadores do Maranhão devem apoiar indicação de Zanin ao STF

Ana Paula Lobato (PSB), Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) manifestaram voto favorável a indicado do presidente Lula.

Ipolítica, com informações de O Globo

Atualizada em 10/06/2023 às 11h20
Ana Paula, Eliziane e Weverton devem aprovar nome de Zanin
Ana Paula, Eliziane e Weverton devem aprovar nome de Zanin (Divulgação/Agência Senado)

BRASÍLIA - Os três senadores maranhenses atualmente nos mandatos, Ana Paula Lobato (PSB), Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT), devem votar a favor da indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação é de O Globo.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se for aprovado pelo Senado, ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

A mensagem presidencial com a indicação, será inicialmente apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Zanin será sabatinado e terá o nome submetido a votação. Depois, o nome dele ainda precisa ser analisado no Plenário.

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a votação em Plenário deve acontecer depois do feriado de Corpus Christi, que neste ano será em 8 de junho.

De acordo com a publicação de O Globo, dos atuais 26 titulares do colegiado, 14 disseram votar a favor da nomeação - incluindo os membros da bancada do Maranhão -, e apenas 5, contra, o que já garante a maioria ao nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao menos outros dois, embora prefiram não antecipar a posição, já elogiaram publicamente a decisão tomada pelo petista. A votação, ainda sem data para acontecer, é secreta na comissão e, depois, no plenário.

Por conta da ampla margem favorável ao nome de Zanin, nem mesmo o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, planeja trabalhar contra a nomeação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.