Investigações

CPMI do 8 de Janeiro deve ganhar plano de trabalho nesta quinta

Relatora da CPMI, Eliziane Gama defende a investigação dos autores intelectuais e dos financiadores desses atos.

Ipolítica

Eliziane Gama defende a investigação dos autores intelectuais e dos financiadores
Eliziane Gama defende a investigação dos autores intelectuais e dos financiadores (Paulo Soares)

BRASÍLIA- A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deverá apresentar, nesta quinta-feira (1º), o plano de trabalho da Comissão Parlamentar Mista de inquérito (CPMI) que vai investigar as invasões ocorridas às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de Janeiro. 

Relatora da CPMI, Eliziane Gama defende a investigação dos autores intelectuais e dos financiadores desses atos. Em entrevista ao imirante, Gama não descartou investigar ainda as Forças Armadas e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ela será o processo de investigação que dirá isso e, se for importante para o bom funcionamento da Comissão, será feita convocação. 

Os integrantes da comissão já apresentaram mais de 460 requerimentos de troca de informações, convocações e quebras de sigilos. Izalci Lucas (PSDB-DF), por exemplo, apresentou na segunda-feira (29) pedido para ter acesso aos dados do celular do ministro da Justiça, Flávio Dino. Também há pedidos de convocação de ex-ministros do governo anterior, como Anderson Torres e General Heleno.

O colegiado foi criado no mês passado e terá 180 dias para investigar os atos de ação e omissão ocorridos nas sedes dos três Poderes e que culminaram na prisão de mais de mil pessoas até o momento em ações julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 


 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.