depoimento

Eliziane quer convocar Bolsonaro para depor em CPMI do 8 de janeiro

Eliziane porém afirma que isso deve ser decidido ao longo do processo.

Ipolítica com poder 360

Um elemento que deve influenciar a convocação de Bolsonaro ao colegiado é o tom que a CPMI terá.
Um elemento que deve influenciar a convocação de Bolsonaro ao colegiado é o tom que a CPMI terá. (Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

BRASÍLIA- A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, não descarta convocar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eliziane porém afirma que isso deve ser decidido ao longo do processo.

“Se o ex-presidente Jair Bolsonaro será convocado ou não é um debate que poderá ocorrer ao longo do processo. Antecipar agora quem será convocado é temerário. Estamos na primeira fase da investigação”, disse.

A ideia inicial é convocar Bolsonaro apenas se houver provas para confrontá-lo. “Acho que a gente não pode demorar”, disse a jornalistas. “Aprovado o plano de trabalho, já na semana seguinte, fazemos a primeira convocação.

Segundo Eliziane os próximos passos agora são a apresentação do plano de trabalho com o cronograma das investigações na reunião da próxima semana, prevista para quinta-feira. As oitivas devem começar em 15 dias. 

Um elemento que deve influenciar a convocação de Bolsonaro ao colegiado é o tom que a CPMI terá. A pirmeira sessão foi de bate-boca entre governistas e oposição por causa da relatoria. Opositores criticaram o nome de Eliziane por sua proximidade com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

Congressistas no entanto chegaram a um acordo para ter um integrante do PL na mesa. O senador Magno Malta (PL-ES) ficou com a vaga na segunda vice-presidência, cargo criado para apaziguar os ânimos. “Essa negociação [da criação da para segunda vice-presidência aconteceu justamente dentro desse clima que está instalado na CPI de que para que ela tenha credibilidade, tem que ter uma participação plural”, disse o presidente da CPI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), a jornalistas.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.