Homenagem

Pacheco homenageia ex-presidente José Sarney

Sarney comemorou aniversário na segunda-feira ao lado de líderes das cúpulas dos três Poderes.

Agência Senado

Atualizada em 26/04/2023 às 07h25
Pacheco homenageou o ex-presidente da República, José Sarney
Pacheco homenageou o ex-presidente da República, José Sarney (Marcos Oliveira/Agência Senado)

BRASÍLIA - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, registrou nesta terça-feira (25), em Plenário, a passagem dos 93 anos de idade completados na última segunda-feira (24) pelo ex-presidente José Sarney. Pacheco fez um resumo da história política de Sarney, que exerceu um total de 60 anos de mandatos eletivos, 39 deles como senador.

Sarney começou a vida política no movimento estudantil. Foi um dos fundadores do Partido Democrático Social (PDS) em 1980, após a abertura política que legalizou a pluralização dos partidos políticos no país. Foi deputado federal, governador do Maranhão, presidente da República e senador, tendo sido três vezes presidente do Senado.

"Como podemos perceber, José Sarney faz parte da história desse país e do nosso Senado Federal. Deixo aqui as minhas sinceras congratulações desta Casa, que é sua casa, desejando ainda uma vida longeva e que continue a contribuir para o progresso do Brasil. É justa e merecida essa homenagem ao nosso grande José Sarney, ex-presidente dessa Casa, pelo seu aniversário de noventa e três anos", afirmou Pacheco.

Veja também:

Aniversário de José Sarney reúne cúpula dos Três Poderes

Moraes e Alckmin falam sobre 8 de janeiro no aniversário de Sarney

Sarney recebe convidados em festa permeada de política

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) registrou a admiração pelo ex-presidente e destacou a habilidade de Sarney em conquistar o respeito de todos a sua volta, inclusive dos adversários políticos.

“Ou seja, ele chega aos 93 anos com um legado: o respeito. Ele suplantou até as divergências políticas ao longo de sua história, pelo seu perfil, pela sua postura e pelo seu posicionamento de uma pessoa que nunca guardou mágoa nem rancor no coração. Eu acho que essa é a grande característica do ex-presidente Sarney”, exaltou a senadora.

Para o senador Eduardo Braga (MDB-AM), Sarney é um grande brasileiro, homem público, intelectual e democrata. O seu legado, destacou, é de construção da democracia, já que foi em seu governo que se deu a transição democrática no país.

“Foi exatamente quando o presidente José Sarney chegou à Presidência da República que as liberdades democráticas e o exercício da democracia chegam ao ápice no nosso país. A convocação da Constituinte se dá exatamente no momento em que José Sarney chega à Presidência da República”, lembrou.

O senador Flávio Arns (PSB-PR) afirmou que, apesar de muitas pessoas não saberem, Sarney deixou uma grande contribuição a favor das pessoas com deficiência, com a sanção da Lei 7.853, de 1989, que criou a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência.

Por sua vez, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou não ter visto, da parte de Sarney, nenhum posicionamento como ex-presidente que fizesse ataques pessoais aos presidentes que o sucederam.

Pesar

Pacheco também se manifestou para lamentar a morte do ex-deputado federal Aracely de Paula, aos 81 anos, no dia 17 de abril. O presidente do Senado lembrou a trajetória do político que, além de ter trabalhado durante seis mandatos como deputado federal, foi vereador e prefeito de Araxá (MG).

“Aracely de Paula deixa um enorme legado de contribuição para o país, para o estado de Minas Gerais e para o seu município de Araxá. Fez da sua vida uma missão de dedicação às causas de interesse público, buscando o desenvolvimento econômico e a projeção do turismo mineiro, o que certamente faz com seja sempre lembrado como um dos grandes nomes da política brasileira”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.