Na Câmara

Em reunião com prefeitos do MA, Dino é lançado candidato a presidente

Presidente da Famem, Ivo Rezende, declarou que ex-governador será o próximo presidente.

Ipolítica

Ivo Rezende lançou Dino em evento da Famem
Ivo Rezende lançou Dino em evento da Famem (Foto: Tom Costa/MJSP)

BRASÍLIA - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi lançado candidato a presidente da República pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Ivo Rezende, de São Mateus, ao participar de um encontro com políticos maranhenses, no Plenário 1 da Câmara dos Deputados.

O evento foi organizado Famem e teve adesão dos integrantes da bancada do estado no Congresso Nacional – 3 senadores e 18 deputados federais.

Anfitrião do evento, Rezende lançou o nome do ex-governador e senador maranhense ao mencionar a participação dele em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na terça-feira (28).

“Naquela terça, você deu aqui uma aula de sensatez, de sabedoria. Tem que respeitar o Maranhão e essa mente brilhante que você tem, que nos orgulha e que, brevemente, será o presidente dessa República, para que a gente possa ter um país ainda melhor”, disse o presidente da Famem, sendo aplaudido pelo próprio Dino e pelos presentes.

Além do ministro Flávio Dino, participaram do encontro ocorrido por ocasião da Marcha Municipalista a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o líder da bancada do Maranhão no Congresso Nacional, deputado federal Márcio Jerry; e o presidente da Famem e prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, e, também, prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios do estado.

Flávio Dino conversou com os gestores sobre a colaboração que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) pode dar para a estruturação das Guardas Municipais. “Eu não consegui, ainda, levantar todas as demandas, mas a principal ajuda que posso dar é colaborar no diálogo direto  dos municípios com o Governo Federal, como faço também com o Governo do Estado. Ser um facilitador do diálogo”, disse o ministro.

 Segurança - “Eu não posso resolver tudo, claro, mas é minha obrigação, mesmo licenciado do Senado Federal, ajudar os meus colegas de bancada e ser porta-voz das reivindicações dos municípios relacionadas a outras áreas de governo. Educação, saúde, infraestrutura, cidades e, assim, sucessivamente. De todo modo, eu queria pedir que pudéssemos trabalhar juntos na segurança dos municípios. Há quem pense que segurança não é política social, mas ela nasce e termina na política social. Ela é social porque a gente sabe que as causas da violência são, inclusive, sociais. E ela é social quando você trata, por exemplo, de um roubo de um celular”, explicou Flávio Dino.

De acordo com ele, o roubo de um telefone celular é um crime grave para todo mundo, mas é ainda mais grave para os menos favorecidos. “O que faz uma pessoa de classe média alta, uma pessoa mais rica, quando perde o celular? Ela bloqueia e compra outro. E o que acontece com uma diarista, um porteiro, um estudante jovem de escola pública, que têm o celular roubado, e, de repente, ainda estão pagando o aparelho? Eles levam a vida deles dentro do celular, levam o acesso ao banco, os contatos, as fotos. Por isso, minha gente, segurança é social”, definiu.

“Nós estamos ajudando todos os estados. Eu assinei há dez dias, uma portaria desempossando R$ 2,4 bilhões para os estados, inclusive, claro, para o Maranhão. Todos os estados, independentemente do partido do governador. Isso vale para o país todo”, explicou.

Guarda Municipal - Em relação à Guarda Municipal ou os municípios que querem ter a Guarda Municipal, o ministro afirmou que a segurança dos municípios é uma urgência. E que a Guarda Municipal não surgiria para substituir a polícia, mas para auxiliar e complementar o trabalho dela. “Coloco à disposição de vocês o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a nossa equipe, para receber os ofícios, os projetos, o plano de trabalho abrangendo viatura, arma letal, arma não letal, colete, moto, câmera, o que for preciso. E, acima de tudo, me coloco à disposição, porque vocês me elegeram duas vezes governador e me elegeram senador. E, por isso, é que hoje eu tenho a honra de ajudar o presidente Lula no Ministério da Justiça e Segurança Pública”, concluiu Flávio Dino.

Líder da bancada do Maranhão no Congresso Nacional, o deputado federal Márcio Jerry contou que foi uma alegria imensa poder receber na Casa dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras que trouxeram suas reivindicações. “A bancada prontamente apoia essas reivindicações e vai trabalhar para levá-las adiante tanto em relação às matérias legislativas que tramitam na Câmara dos Deputados, como, também, nos assuntos mais administrativos, do âmbito do Governo Federal”, garantiu. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.