bloco partidário

Partidos anunciam formação do maior bloco da Câmara Federal

Com 142 deputados federais, o bloco será liderado pelo deputado maranhense Fábio Macedo (Podemos). Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo Lula.

Ipolítica com g1

- Atualizada em 30/03/2023 às 16h26
Com 142 deputados federais, o bloco será liderado pelo deputado maranhense Fábio Macedo (Podemos). Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo Lula.
Com 142 deputados federais, o bloco será liderado pelo deputado maranhense Fábio Macedo (Podemos). Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo Lula. (Reprodução/ Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA- Cinco partidos anunciaram a formação de um bloco para atuação conjunta na Câmara dos Deputados. O grupo totaliza 142 parlamentares e será o maior da Casa.

Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e partidos que haviam declarado independência ou sinalizado oposição.

Os blocos parlamentares são formados por dois ou mais partidos para atuar conjuntamente na Câmara. Têm líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões.

O deputado maranhense Fábio Macedo (Podemos) foi escolhido como líder do bloco consolidado. “Unimos as lideranças dos partidos para juntos seguirmos defendendo e levantando as bandeiras programáticas como a independência do parlamento, a despolarização política, a busca por consensos, a defesa da democracia e o desenvolvimento do Brasil.

Fabio Macedo está no seu primeiro mandato como deputado federal e assim como outros maranhenses tem alcançado destaque em posições de relevância na Câmara dos Deputados.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.