Broncopneumonia

Lula cancela viagem à China por problemas de saúde

Segundo comunicado, o presidente vai ficar no Brasil para terminar o tratamento da doença.

Ipolítica com informações do g1

Atualizada em 25/03/2023 às 16h32
O presidente Lula cancelou viagem à China por conta de uma broncopneumonia. Ele ficará no Brasil para tratamento da doença.
O presidente Lula cancelou viagem à China por conta de uma broncopneumonia. Ele ficará no Brasil para tratamento da doença. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cancelou viagem à China por conta de uma broncopneumonia. Ele ficará no Brasil para tratamento da doença. 

Na sexta-feira (24), o presidente já havia adiado o embarque para a China para domingo (26). Inicialmente, a viagem estava prevista para o início da tarde de sábado (25).

Segundo comunicado da Secretaria de Comunicação Social, Lula passou a sexta-feira no Palácio do Alvorada após ter realizado exames no hospital Sírio-Libanês na quinta (23) à noite. Logo depois a médica responsável, pela saúde do presidente Ana Helena Germoglio, recomendou o adiamento da viagem à China até que se encerre o ciclo de transmissão viral, o que foi acatado. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas, mas ainda não há uma nova data para o encontro. 

O presidente foi diagnosticado com broncopneumonia que é um tipo de pneumonia que causa inflamação nos alvéolos, estruturas dos nossos pulmões responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. A pneumonia é causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares. Em alguns casos, uma infecção causada por vírus e bactéria também pode ocorrer ao mesmo tempo, como no caso do mandatário brasileiro. 

Na viagem de Lula, estava previsto um encontro com presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Além disso, o petista teria reunião com empresários e agentes públicos em agenda sobre desenvolvimento sustentável, existia a expectativa de que pelo menos 20 acordos comerciais fossem assinados durante a visita, segundo o Ministério de Relações Exteriores.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.

Nota médica abaixo:

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.