Relações internacionais

Lula confirma encontro com Maduro na Argentina

Encontro deve ocorrer na tarde desta segunda-feira; durante o período da manhã, petista é recebido por anfitrião Alberto Fernández.

Ipolítica

Lula vai se reunir com Nicolás Maduro na tarde desta segunda-feira
Lula vai se reunir com Nicolás Maduro na tarde desta segunda-feira (Divulgação)

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá na tarde desta segunda-feira com o ditador da Venezuela Nicolás Maduro. O encontro deve ocorrer em Buenos Aires, na Argentina, onde Lula é recebido no período da manhã pelo anfitrião Alberto Fernández. 

Durante o encontro de hoje, que ocorrerá no hotel em que Lula está hospedado, deverá ser abordada a situação da Venezuela em relação ao Mercosul. O país foi suspenso do bloco econômico em 2016 justamente por causa da situação em que se encontra a nação.

“É algo normal e deve haver. Somos favoráveis ao diálogo e achamos que o isolamento não leva a nada. Só gera frustrações”, disse Celso Amorim, ex-chanceler do primeiro período do petista no Planalto e atual assessor especial do presidente para assuntos internacionais.

Leia também: Gilmar Mendes quer identificação de responsáveis por situação de índios Yanomami

Lula criticou a forma como as relações com a Venezuela foi conduzida no governo de Jair Bolsonaro (PL) e disse que quer retomar o diálogo com o país que vive situação de extrema pobreza generalizada, num regime autoritário e com repressão a liberdades individuais. 

“Temos disposição de retomar diálogo com Venezuela. Essa visão ideológica da forma como conduzida pelo governo anterior só trouxe prejuízos ao Brasil. Queremos retomar relação respeitosa com Venezuela”, enfatizou o petista.

Lula também terá encontro com Miguel Díaz-Canel, que atua como líder do regime ditatorial de Cuba.

A agenda ainda será divulgada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.