Deixará de existir?

MP extingue Funasa e transfere suas competências para ministérios da Saúde e das Cidades

Estrutura do órgão e seus patrimônio, acervo, contratos e servidores serão gradualmente incorporados pelo governo Fonte: Agência Câmara de Notícias

Agência Câmara

Funasa pode deixar de existir, caso MP seja aprovada
Funasa pode deixar de existir, caso MP seja aprovada (Agência Brasil)

BRASÍLIA - A Medida Provisória 1556/23 extingue a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As competências do órgão serão transferidas para o Ministério da Saúde, no que se refere ao exercício de atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente, e para o Ministério das Cidades, quanto ao exercício das demais atividades.

Conforme o texto, a extinção da Funasa não implicará nenhuma alteração dos direitos e vantagens devidos aos seus servidores e empregados. A MP estabelece ainda que a estrutura do órgão e seus patrimônio, acervo, contratos e servidores serão gradualmente incorporados pelo governo por ato do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Leia: Entenda quais as atribuições de Flávio Dino como ministro da Justiça

A Funasa é uma fundação pública e foi criada em 1990. As ações da Fsesp e da Sucam consistiam no trabalho de prevenção e combate à doenças, na educação em saúde, na atenção à saúde de populações carentes, sobretudo aquelas do Norte e Nordeste, no saneamento básico e no combate e controle de endemias, além da pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde.

Tramitação
A MP 1156/23 será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.