SÃO LUÍS - A TV Mirante promoverá, nesta quinta-feira (3), debates com os candidatos à Prefeitura das cidades de São Luís e Imperatriz.
Na capital, os oito candidatos a prefeito participam do programa.
Os dois debates serão transmitidos ao vivo pela emissora e pelo g1 Maranhão. A cobertura será iniciada antes dos programas, com o acompanhamento em tempo real da chegada dos candidatos e dos bastidores antes e durante o evento.
A programação será iniciada, para São Luís e Imperatriz, após a novela 'Mania de Você', por volta das 22h.
São Luís
O debate em São Luís será exibido pela TV Mirante para os moradores da região, com mediação do jornalista Paulo Renato Soares, da TV Globo.
Participarão todos os oito candidatos a prefeito. São eles: Dr. Yglésio, Duarte (PSB), Eduardo Braide (PSD), Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade), Franklin (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Wellington do Curso (NOVO).
Imperatriz
Em Imperatriz o debate será mediado pelo jornalista Clóvis Cabalau.
Os candidatos aptos a participar são aqueles filiados a partidos com no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, com registro deferido ou em julgamento. Participarão: Josivaldo (JP), Mariana (Republicanos), Marco Aurélio (PCdoB) e Rildo Amaral (PP).
Regras do debate
Todos os debates seguirão as mesmas regras, com perguntas e respostas entre os candidatos. A ordem das perguntas será sorteada na presença dos representantes de cada candidato.
O debate será dividido em quatro blocos: dois com temas livres e dois com temas determinados. No último bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, com a ordem estabelecida por sorteio.
Em cada bloco, cada candidato fará uma pergunta. Nos dois primeiros blocos, cada candidato responderá apenas uma vez, garantindo que todos perguntem e respondam.
Nos dois blocos seguintes, os candidatos poderão responder a no máximo duas perguntas.
Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos para blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para a resposta; 1 minuto para a réplica; e 1 minuto para a tréplica.
Posicionamento e direito de resposta
Os candidatos ficarão lado a lado. Quando for a vez de um candidato fazer a pergunta, ele escolherá a quem irá direcioná-la. Após a conclusão da pergunta, resposta, réplica e tréplica, o mediador indicará o próximo a perguntar, seguindo a ordem sorteada previamente.
Caso ocorra alguma ofensa pessoal, o candidato ofendido poderá solicitar direito de resposta. A produção do debate avaliará o pedido e, se concedido, o candidato terá 1 minuto para se defender.
Saiba Mais
- 2º turno: candidatos a prefeito de Imperatriz se enfrentam no debate da TV Mirante nesta sexta
- Debate da TV Mirante fecha ciclo de candidatos antes do 1º turno
- TV Mirante realiza debate com candidatos de São Luís e Imperatriz nesta quinta
- Candidatos à prefeitura de Timon confrontam-se no Debate da TV Mirante
- TV Mirante realiza debate com candidatos a prefeito de Timon e Balsas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.