Condenação

Assassino confesso de Décio Sá é condenado a 18 anos de prisão por morte de corretor de veículos no Piauí

Jhonatan Silva e Elker Farias são suspeitos da morte de Fábio Brasil, que aconteceu em março de 2012, na capital piauiense e teriam recebido R$ 100 mil.

Imirante.com

- Atualizada em 26/08/2022 às 17h47
O crime aconteceu no dia 31 de março de 2012, na capital piauiense.
O crime aconteceu no dia 31 de março de 2012, na capital piauiense. (Foto: Divulgação)

BRASIL -  O assassino confesso do jornalista Décio Sá, Jhonatan de Souza Silva, e Elker Farias Veloso foram condenados a 18 e 16 anos de prisão, respectivamente, pela morte do corretor de veículos Fábio dos Santos Brasil Filho. O crime aconteceu no dia 31 de março de 2012, na capital piauiense.

Leia também em: 

Assassino confesso de Décio Sá é julgado pela morte de corretor de veículos no Piauí

Após 10 anos, os mandantes da morte de Décio Sá sem data para serem julgados

O julgamento ocorreu na quinta-feira (25), no fórum de Teresina, no Piauí. O júri popular durou mais de 14 horas, sendo presidido pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal, Antônio Nollêto, e o promotor de Justiça Rômulo Cordão representou o Ministério Público.

A única testemunha ouvida tinha sido arrolada pela defesa dos réus e as quatro testemunhas convocadas pelo Ministério Público não compareceram ao julgamento. Pela morte do corretor de veículos, seis pessoas foram indiciadas, mas, na quinta-feira, apenas sentaram no banco dos réus Jhonatan Silva, autor dos tiros; e Elker Farias que teria conduzido o veículo que deu fuga a Jhonatan.

Acusação

Jhonatan Silva e Elker Farias são suspeitos de integrar um grupo de agiotagem que tem contratos de licitação ilegal com diversas cidades do Maranhão. A Polícia Civil do Piauí informou que Fábio Brasil teria participado desse grupo, mas em razão de desentendimento, a morte dele acabou sendo encomendada.

Ainda segundo a polícia, Fábio Brasil foi morto a tiros no dia 31 de março de 2012 dentro de um veículo, na avenida Miguel Rosa, em Teresina. Jhonatan Silva e Elker Farias teriam recebido R$ 100 mil pelo crime.

Morte de Décio Sá

O jornalista da editoria de Política do O Estado e Blogueiro, Aldenisio Décio Leite de Sá, Décio Sá, de 42 anos, foi assassinado no dia 23 de abril de 2021 a tiros em um bar da Avenida Litorânea, em São Luís.

Após mais de dez anos do assassinato do jornalista e sendo um caso considerado pela polícia como elucidado, inclusive, com autoria e motivação esclarecida, mas, os mandantes ainda não foram julgados no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.

Em agosto de 2013, um total de 11 acusados de participarem direta e indiretamente desse crime foram pronunciados pelo Poder Judiciário para serem julgados pelo Tribunal do Júri. Entre os pronunciados, até o momento, apenas dois foram julgados e condenados.

Um deles foi o assassino confesso Jhonathan de Souza Silva, condenado a 27 anos e cinco meses de prisão. Enquanto, o outro é o piloto da motocicleta que deu fuga a Jhonathan Silva, identificado como Marcos Bruno Silva de Oliveira. Ele teve uma pena de 18 anos e três de reclusão.

Os outros acusados recorreram da decisão de pronúncia e os recursos subiram por translado ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), no dia 13 de dezembro de 2013. Em sessão extraordinária, o Tribunal de Justiça despronunciou (tornar nula decisão que levaria os réus a júri popular) cinco acusados da morte do jornalista. Elker Farias foi um dos despronunciados do processo da morte de Décio Sá.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.