Júri

Assassino confesso de Décio Sá é julgado pela morte de corretor de veículos no Piauí

Segundo a polícia piauiense, Jhonatan Silva e Elker Farias são suspeitos do homicídio de Fábio Brasil, que aconteceu em março de 2012, na área central de Teresina e teriam recebido R$ 100 mil pelo crime.

imirante.com

Atualizada em 25/08/2022 às 15h53
Fábio Brasil foi morto na área central de Teresina, no Piauí.
Fábio Brasil foi morto na área central de Teresina, no Piauí. (Foto: Divulgação)

BRASIL -  O assassino confesso do jornalista Décio Sá, Jhonatan de Souza Silva, está sendo julgado nesta quinta-feira (25) pelo Tribunal Popular do Júri da comarca de Teresina, no Piauí pela morte do corretor de veículos Fábio dos Santos Brasil Filho. O crime aconteceu no dia 31 de março de 2012, na capital piauiense.

Leia também em: 

Matador de Décio Sá vai a júri em Teresina pela morte de ''Fábio Brasil''

Condenado por envolvimento na morte de Décio Sá é preso no interior do Pará

Assassino de Décio Sá mata líder de facção, em Pedrinhas

No fórum de Teresina, além de Jhonatan Silva, também está sendo julgado Elker Farias Veloso pela morte de Fábio Brasil. No assassinato de Décio Sá, o Tribunal de Justiça do Maranhão acabou despronunciado Elker Veloso desse processo.

O julgamento do assassinato do corretor de veículos está sendo presidido pelo juiz Antônio Nollêto e o promotor de Justiça Rômulo Cordão representando o Ministério Público. Para a sessão, Jhonatan Silva foi recambiado do presídio de Pedrinhas, em São Luís no Maranhão, enquanto, Elker Veloso veio do presídio no estado de Minas Gerais.

Morte de Fábio Brasil

Segundo a Polícia Civil do Piauí, pelo assassinato de Fábio Brasil foram indiciadas seis pessoas, mas, na quinta-feira (25) serão julgados Jhonatan Silva, que é acusado de realizar os tiros; e Elker Farias, que conduziu o veículo que deu fuga a Jhonatan.

Jhonatan Silva e Elker Farias são suspeitos de integrar um grupo de agiotagem que tem contratos de licitação ilegal com diversas cidades do Maranhão. Ainda de acordo com a polícia, Fábio Brasil teria participado desse grupo, mas em razão de desentendimento, a morte dele acabou sendo encomendada.

A polícia também informou que Fábio Brasil foi morto a tiros no dia 31 de março de 2012 dentro de um veículo, na avenida Miguel Rosa, em Teresina. Jhonatan Silva e Elker Farias teriam recebido R$ 100 mil pelo crime. 

Assassinato de Décio Sá

O jornalista da editoria de Política do O Estado e blogueiro, Aldenísio Décio Leite de Sá, Décio Sá, de 42 anos, foi morto no dia 23 de abril de 2021 a tiros em um bar da Avenida Litorânea, em São Luís.

Após mais de dez anos do assassinato do jornalista e sendo um caso considerado pela polícia como elucidado, inclusive, com autoria e motivação esclarecida, mas, ainda reina a sensação de impunidade em razão dos mandantes não terem sido julgados no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.

Em agosto de 2013, um total de 11 acusados de participarem direta e indiretamente desse crime foram pronunciados pelo Poder Judiciário para serem julgados pelo Tribunal do Júri. Entre os pronunciados, até o momento, apenas dois foram julgados e condenados.

Um deles foi o assassino confesso Jhonathan de Souza Silva, condenado a 27 anos e cinco meses de prisão. Enquanto, o outro é o piloto da motocicleta que deu fuga a Jhonathan Silva, identificado como Marcos Bruno Silva de Oliveira. Ele teve uma pena de 18 anos e três de reclusão.

Os outros acusados recorreram da decisão de pronúncia e os recursos subiram por translado ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), no dia 13 de dezembro de 2013. Em sessão extraordinária, o Tribunal de Justiça despronunciou (tornar nula decisão que levaria os réus a júri popular) cinco acusados da morte do jornalista.

Os cinco seriam julgados por homicídio e formação de quadrilha. São eles: os policiais Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros, que eram acusados de participar dos encontros para planejar o assassinato de Décio Sá; o capitão da Polícia Militar, Fábio Aurélio Saraiva Silva, o Fábio Capita, acusado de fornecer a arma do crime; Elker Farias Veloso, acusado de auxiliar no assassinato; e Fábio Aurélio do Lago e Silva, o Bochecha, que era acusado de alugar a residência para o Jhonathan Silva.

O Tribunal de Justiça manteve os julgamentos em júri popular do suposto agiota José de Alencar Miranda Carvalho, Gláucio Alencar Pontes Carvalho, que é filho de José de Alencar; e do empresário José Raimundo Sales Chaves Júnior, Júnior Bolinha.

Em relação a participação de Shirliano Graciano de Oliveira, o Balão, na morte do jornalista, o Tribunal de Justiça considerou que não há nos autos do processo indícios de participação dele na ação criminosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.