Governador em exercício

Paulo Velten participa de reunião do Consórcio Nordeste

Reunião debateu projeto de lei complementar que vai refletir diretamente na economia da região.

Ipolítica, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 17/06/2022 às 12h11
Paralelamente ao encontro, ocorreu a I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES)
Paralelamente ao encontro, ocorreu a I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES) (Divulgação)

NATAL - O governador em exercício, Paulo Velten participou de assembleia geral do Consórcio Nordeste, nesta quinta-feira (16), na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A reunião debateu projeto de lei complementar que vai refletir diretamente na economia da região, além de propostas para a agricultura familiar, continuidade de ações nas regiões prejudicadas pelas chuvas e o combate à Covid-19. O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Diego Rolim também esteve presente ao encontro institucional. 

Na pauta, a repercussão fiscal do Projeto de Lei Complementar nº 182022; cenário dos estados afetados pelas chuvas; criação de Comitê Científico para combate à Covid-19; andamento do programa Nordeste Acolhe; Resolução do Sistema Unificado Regional de Agricultura Familiar e Pequeno Porte (SUSAF); e as boas práticas na ciência, tecnologia e inovação agregadas ao Observatório Nordeste. 

“Uma oportunidade ímpar em que discutimos temas de relevância para o pacto federativo, a repercussão fiscal do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados e que vai impactar fortemente nos Estados. Discutimos estratégias para tentar reduzir ao máximo esse impacto. Fiquei bastante impressionado com o comitê científico criado para combater a Covid-19, muito importante para redução dos danos da pandemia nos estados, e o Maranhão foi um dos que obteve melhor desempenho. E também, a proposta de criação de um sistema de certificado regional da agricultura familiar de pequeno porte. Junto com o secretário Diego Rolim, que esteve me acompanhando neste debate, vi propostas muito importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso estado”, pontuou o governador em exercício, Paulo Velten.

O encontro também deliberou sobre a Rota das Emoções, que receberá aporte de recursos de fundo francês, impactando positivamente nos negócios e serviços dos 14 estados envolvidos no trecho, além de acordos de cooperação entre os estados que compõem o Consórcio Nordeste. “Um encontro muito produtivo e com pautas importantes e que agora serão debatidas no âmbito de cada estado”, acrescentou Paulo Velten.

O titular da SAF, Diego Rolim, também destacou o significado do evento. “Uma proveitosa reunião em que foram tratados diversos assuntos importantes, entre eles, a agricultura familiar. Natal desenvolve uma feira voltada aos estados do Nordeste, muito exitosa, e aqui falamos também sobre estratégias para alavancar ainda mais a nossa agricultura. Uma das pautas que destaco é a certificação regional, que vai proporcionar o comércio dos produtos entre todos os estados do país e, com isso, potencializar a produção”, ressaltou.

Presentes ao evento, a governadora do Rio Grande do Norte e anfitriã, Fátima Bezerra; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Décio Padilha; o pesquisador e coordenador do Comitê Científico, Sérgio Rezende; o senador Humberto Costa; o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o governador da Paraíba, João Azevedo; a governadora do Piauí, Maria Regina; a vice-governadora de Sergipe, Eliana Aquino; e o senador Jean Paul Prates. 

Feira de agricultura - Paralelamente ao encontro, ocorreu a I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), no Centro de Convenções de Ponta Negra, na cidade. O governador em exercício, Paulo Velten, aproveitou o momento para visitar o evento e prestigiar a programação.

O evento, promovido pelo Consórcio Nordeste, conta com a participação de todos os estados da região. A delegação maranhense conta com 40 agricultores de 18 municípios, representados por quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas e assentados. A FENAFES segue até domingo (19).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.