Júri

Justiça do PI marca para março o julgamento do ex-militar do MA

O ex-policial é acusado de ter matado a tiros o cabo piauiense Samuel Borges e o crime ocorreu na frente do filho da vítima na capital piauiense.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h18

BRASIL - O Poder Judiciário do Piauí marcou para o dia 30 de março deste ano o julgamento do ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho. De acordo com a polícia, o ex-policial é acusado de ter assassinado a tiros em plena via pública o militar piauiense Samuel de Sousa Borges, de 30 anos. O crime ocorreu na frente do filho da vítima, no dia 1º de fevereiro de 2019.

Leia também:

Ex-PM do Maranhão que matou policial no Piauí será transferido

Policial militar do Piauí é morto a tiros em tentativa de assalto em Timon

O julgamento do ex-militar do Maranhão foi determinado pelo juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Antônio Noleto. Francisco Ribeiro era para ter sido julgado em outubro do ano passado, mas, acabou sendo adiado a pedido após o advogado da defesa, nome não revelado, alegou que passaria por um procedimento cirúrgico.

A morte do cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel Borges, está sendo investigado pela equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil piauiense. Segundo a polícia, no dia do crime, Samuel Borges estava indo deixar o filho na escola, localizada na capital piauiense, quando foi abordado por Francisco Ribeiro, que conduzia uma motocicleta sem placa e portando duas armas de fogo.

O cabo Samuel e o ex-militar do Maranhão chegaram a discutir em um cruzamento, no bairro Jóquei Clube, zona leste de Teresina. A vítima chegou a pegar o celular e filmou a situação. Em seguida, Francisco Ribeiro efetuou os disparos contra o cabo piauiense, que morreu ainda no local.

O acusado foi preso em flagrante e levado para a delegacia. O caso foi comunicado para a Polícia do Maranhão. Francisco Ribeiro era lotado no 11º Batalhão da Polícia Militar, em Timon, mas, foi expulso da corporação em maio do ano passado.

Outras acusações

A polícia informou que a arma utilizada na morte do cabo Samuel Borges também teria sido usada em três homicídios, ocorridos no Piauí. Um deles ocorreu em ano de 2018, no bairro Pedra Mole, e, em dezembro deste mesmo ano, houve um duplo assassinato nas proximidades do parque Zoobotânico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.