Risco de extinguir

Sede da Ancine será transferida para Brasília, diz Bolsonaro

Agência pode ainda se transformar em uma secretaria.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
De acordo com Bolsonaro, o governo fará um filtro sobre as produções audiovisuais.
De acordo com Bolsonaro, o governo fará um filtro sobre as produções audiovisuais. (Antonio Cruz / Agência Brasil)

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que vai transferir a sede da Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Rio de Janeiro para Brasília. Segundo ele, o governo estuda transformar a Ancine em uma secretaria vinculada a algum ministério.

Leia também:

Bolsonaro diz que passar fome no Brasil é uma grande mentira

Bolsonaro diz que governo não vai criar novos impostos

Bolsonaro reitera que pretende indicar o filho Eduardo para embaixada nos EUA

"É uma ideia que a Ancine vire uma secretaria, ligada a algum ministério. Não sei se do (ministro) Osmar Terra (Cidadania) ou não. Vou conversar com ele”, disse Bolsonaro, após participar da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Futebol, no Ministério da Cidadania.

Segundo Bolsonaro, o governo fará um filtro sobre as produções audiovisuais. “Vai ter um filtro, sim, já que é um órgão federal. Se não puder ter filtro, nós extinguiremos a Ancine, privatizaremos ou extinguiremos. Não pode é dinheiro público ser usado para filme pornográfico.”

O presidente defendeu a produção de filmes sobre heróis brasileiros. “Temos tantos heróis no Brasil e a gente não fala desses heróis. Não toca no assunto. Temos que perpetuar, fazer valer, dar valor a essas pessoas que no passado deram sua vida, se empenharam para que o Brasil fosse independente lá atrás, fosse democrático, e sonhasse com um futuro que pertence a todos nós.”

Decreto assinado ontem (18) determinou a transferência do Conselho Superior do Cinema do Ministério da Cidadania para a estrutura da Casa Civil da Presidência da República. Ao justificar a medida, em entrevista à imprensa, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, argumentou que o conselho já esteve na Casa Civil e que é preciso acompanhar melhor o retorno dos investimentos públicos no cinema.

Caminhoneiros

Sobre uma possível nova paralisação dos caminhoneiros por causa da tabela do frete, Bolsonaro disse que é um direito de todos fazer greve. “Os caminhoneiros são uma classe importantíssima para o Brasil”, acrescentou.

O presidente disse esperar que a categoria não faça paralisação e destacou que o governo está fazendo “o possível” para atender às reivindicações dos caminhoneiros “Isso atrapalha e muito a economia. Reconhecemos a dificuldade da carreira. Estamos prontos para continuar conversando.”

Fome

Bolsonaro foi perguntado sobre uma declaração dada mais cedo em café da manhã a jornalistas de veículos estrangeiros sobre a fome no país. “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal. Não [se] come bem”, disse o presidente no café da manhã.

Na entrevista dada no Ministério da Cidadania, Bolsonaro reafirmou que o brasileiro come mal. “Alguns passam fome”, disse. “É um país que a gente não sabe por que uma pequena parte passa fome e outros passam mal ainda.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.