Política

Projeto de Lei quer autorizar recursos contra multas de trânsito pela "internet"

Como justificativa, texto esclarece que possibilidade é direito fundamental do cidadão.

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
Como justificativa, texto esclarece que possibilidade é direito fundamental do cidadão.
Como justificativa, texto esclarece que possibilidade é direito fundamental do cidadão. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Está pronto para ser votado em decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei do Senado (PLS) n] 182/2014, que quer autorizar que recursos a multas de trânsito sejam feitos pela "internet". A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei nº 9.503/1997 – para autorizar que os recursos contra a aplicação de multas de trânsito possam ser interpostos "pessoalmente, por meio postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil".

Como justificativa, o texto esclarece que a possibilidade de recursos contra penalidades é direito fundamental do cidadão, muitas vezes cerceado pela imposição de que seja feito pessoalmente. É o caso das penalidades de trânsito, onde, comumente, exige-se que o cidadão compareça, pessoalmente, à sede dos departamentos ou secretarias municipais de trânsito para recorrer das multas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.